Inicio » Notícias » Força-tarefa em prol da implementação do Arquivo Público luziense

Força-tarefa em prol da implementação do Arquivo Público luziense

11 de maio de 2021

Prefeitura criará plano de ação, classificação e diagnóstico de documentos pertencentes à administração luziense

A Prefeitura de Santa Luzia e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo promoveram nesta terça-feira (11/05), no Solar da Baronesa, nova reunião de secretariado. O encontro contou com a presença dos secretários e assessores das seguintes pastas: Desenvolvimento Urbano, Governo, Segurança Pública, Esportes, Desenvolvimento Social, Meio Ambiente, Administração, Finanças, Obras, Educação e Desenvolvimento Econômico, além da Procuradoria Municipal, Diretoria de Tecnologia e Arquivo Central.

Respondendo a uma demanda do poder público e do município, foi formalizado entre as partes a criação de uma força-tarefa em prol da implementação do Arquivo Público luziense, previsto para os próximos meses de 2021. “Este é um anseio da população de Santa Luzia. É preciso e urgente formar um único arquivo para facilitar o acesso e resguardar a nossa história.  Este é um trabalho em parceria com o MP e, mais que um desejo, um compromisso da prefeitura”, enfatizou o vice-prefeito, pastor Luiz Sérgio.

<span;>Lei 8.159/1991

<span;>“Art. 1º – É dever do Poder Público a gestão documental e a proteção especial a documentos de arquivos, como instrumento de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elementos de prova e informação”.

<span;>Para Amanda Gomes, assistente administrativa e bacharelanda em arquivologia, a criação do Arquivo Público Municipal é um ganho para a administração pública e para os munícipes. “Ele irá otimizar a gestão dos processos e a prestação de serviços para a população. Importante ressaltar a importância da construção da memória para cada cidadão; reconhecer uma história e um passado. Este é o caminho para arquitetar perspectivas de um presente e um futuro”, concluiu.