Inicio » Notícias » Hospital São João de Deus aumentará 21 leitos disponíveis para pacientes com covid-19 na próxima semana

13 de janeiro de 2021

Anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (13), quando também foi apresentado Plano de Contingência para Vacinação contra a COVID-19 em Santa Luzia. Prefeitura já dispõe de todas seringas, agulhas e insumos para início da imunização.

A partir da próxima segunda-feira (18), o Hospital São João de Deus irá aumentar sua capacidade de atendimento aos pacientes vítimas da covid-19. Serão mais 16 leitos clínicos – totalizando 66 e 5 leitos de UCI (unidades de tratamento intermediário) e 12 leitos de UTI. Ainda há tratativas para a instalação de mais leitos de UTI.

O anúncio foi feito pela Secretária Municipal de Saúde, Nádia Tomé, na tarde desta quarta-feira (13), quando também foi apresentado o Plano de Contingência para Vacinação contra Covid-19. A reunião foi realizada com a presença do Prefeito Delegado Christiano Xavier e membros do Centro de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus (CEPAC). Durante as discussões foram apresentadas as estratégias traçadas pela pasta da Saúde nos últimos dois meses, para viabilizar a vacinação na cidade tão logo o Ministério da Saúde autorize e envie aos municípios as doses do imunizante.

Além dos postos de saúde, o plano traz postos volantes de vacinação no sistema drive-thru para agilizar o processo e evitar aglomeração de pessoas. A sugestão é que possam ser utilizados locais grandes e arejados. “É importante lembrar que se trata de um plano de contingência, que poderá ser alterado. Ainda vamos viabilizar essas parcerias e podem haver mudanças. Estamos estudando todas as possibilidades para garantir que tenhamos sucesso”, disse a secretária de saúde.

“Assim como a doença é ágil, estamos nos organizando para ter uma resposta tão ágil quanto”, alertou o Coordenador de Imunização, Hilton Rodrigues. Segundo ele, a Prefeitura já tem disponíveis seringas e insumos para efetuar as primeiras etapas da vacinação, que contemplará inicialmente grupos prioritários, conforme preceitua a estratégia nacional.