Inicio » Notícias » Inauguração da Lagoa do Novo Centro dá aos luzienses novo espaço de lazer e convivência

17 de setembro de 2021

O novo espaço, com cerca de 800m2, conta com uma calçada de bloquetes intertravados que circunda toda a lagoa. Também foram construídos uma prainha de areia, uma cerca de mourões de madeira e cordas, um pergolado, três quiosques de sapé, bancos de concreto e mesas de concreto com tabuleiros de xadrez/dama com banquetas e, ainda, instaladas lixeiras com frases educativas

Com a presença do prefeito, Delegado Christiano Xavier, foi inaugurada nesta quinta-feira (16) a nova Lagoa do Novo Centro, localizada na Av. Camilo Teixeira da Costa, obra realizada pela Prefeitura através da secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, como parte do projeto de revitalização de praças, parques e jardins. No local, que é cercado por uma mata de transição entre cerrado e Mata Atlântica, já havia uma pequena lagoa, em torno da qual foi feita uma reestruturação que incluiu itens visando tornar o local seguro e agradável para o lazer do munícipe e das famílias luzienses.

O novo espaço, que ocupa cerca de 800m2, agora conta com uma calçada de bloquetes intertravados que circunda toda a lagoa. Também foram construídos uma prainha de areia, uma cerca de mourões de madeira e cordas, um pergolado, três quiosques de sapé com mesa e bancos de madeira, bancos de concreto e mesas de concreto com tabuleiros de xadrez/dama com banquetas e, ainda, instaladas lixeiras com frases educativas. A obra foi realizada em três semanas por funcionários da própria administração municipal e empregados de empresas que já eram terceirizadas pela Prefeitura.

Atenção especial foi dada ao paisagismo, que contou com plantas trazidas do Horto Florestal municipal: carolinis, dracenas, pleomeles, arecas-bambu, helicônias, palmeiras-licuri, singônios, bromélias, marantas e papiros. “Achei ótimo, porque aqui já era um local de caminhada e agora temos também este espaço de lazer”, disse Décio Araújo, morador do bairro. A revitalização da nova lagoa é uma obra que virá a complementar outra, que já está em construção ao lado: o futuro mercado municipal, o qual deverá tornar-se um novo ponto de turismo e cultura na cidade.

Da cerimônia de inauguração participaram, além do prefeito, também o presidente da Câmara dos Vereadores, Dr. Wander Carvalho; secretários municipais e vereadores. Em sua fala, o prefeito agradeceu aos representantes da atual legislatura municipal: “Recuperação de áreas abandonadas, como estava esta, só tem sido possível graças à harmonia que hoje existe entre os poderes. Muitas outras melhorias ainda virão”, disse Christiano Xavier.