Inicio » Notícias » Mais duas UMEI’s retomam atividades presenciais na próxima segunda-feira (21)

Mais duas UMEI’s retomam atividades presenciais na próxima segunda-feira (21)

18 de junho de 2021

Instituições obedecem a todos os protocolos sanitários estipulados pela Prefeitura e, assim como as demais, retornam de forma híbrida com pequenos grupos de alunos

Na próxima segunda-feira (21), as duas Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEI’s), que ainda não tinham retomado as aulas presenciais voltarão com as atividades em sala de aula. São elas a UMEI Zelita Francisca Ramos, no bairro Palmital e UMEI Maria Augusta da Silva Freire, localizada no bairro Santa Rita.

Por enquanto, o retorno é apenas para alunos de 4 e 5 anos, da educação infantil, em grupos de até seis alunos e com permanência de apenas duas horas. O retorno não é obrigatório e as crianças às quais os pais preferirem deixar em casa continuarão acompanhando os conteúdos da plataforma de ensino online, a Com clique.

Animadas, as equipes das duas instituições já prepararam todos os espaços para receber os alunos. De forma lúdica, os profissionais usaram desenhos para orientar aos alunos sobre a distância que deve ser mantida entre as crianças e professores e sobre os hábitos que devem ser adotados, como a lavagem adequada das mãos e o uso de álcool em gel.

Na UMEI Zelita, antes de entrar pelos portões já é possível ver as marcações de distanciamento no chão. Na entrada, um tapete inteligente será responsável pela limpeza da sola dos sapatos. Nas paredes há dispensers de álcool em gel e o bebedouro funciona por sensor de aproximação, sem que seja necessária a manipulação.

Segundo a diretora Ivana Ferreira Silva, foram implantados todos os protocolos determinados pela Secretaria Municipal de Educação para garantir a segurança dos alunos e dos profissionais. “Quanto mais nos preservamos, mais segurança teremos e passaremos para os pais e isso proporcionará um retorno mais tranquilo”, acredita.

Na UMEI, os brinquedos maiores foram isolados para evitar a aglomeração de crianças e apenas aqueles em que é permitido o distanciamento serão utilizados. E uma ideia criativa promete trazer uma espécie de contato: o cantinho do abraço. Com uma divisória e luvas que podem ser trocadas e higienizadas, as educadoras conseguirão dar o tão esperado abraço nos pequenos e matar um pouco da saudade acumulada nesses mais de 1 ano sem aulas presenciais.