Inicio » Notícias » Nota técnica Aparecimento de Caramujos Africanos

Nota técnica Aparecimento de Caramujos Africanos

26 de fevereiro de 2021

Com o período de chuvas, as condições climáticas são favoráveis à sobrevivência desse animal, já que encontram aumento da oferta de abrigo e de alimento. Por isso, é comum a aparição destes moluscos nesta época. Foram encontrados, inicialmente, caramujos africanos nos bairros: Morada do Rio, Londrina, Moreira, Pinhões, Cristina B e Vila Nova Esperança. Para conter o avanço do animal é fundamental o apoio da população quanto ao asseio dos ambientes e a forma correta de descarte de lixo. É recomendado manter os quintais e terrenos limpos, pois geralmente são nesses locais que os caramujos se escondem.

A orientação é nunca tocar nestes animais sem luvas ou sacos plásticos nas mãos e realizar a higienização adequada das mãos após eventual contato com o animal, tanto quanto dos alimentos que possam ter sido contaminados pelo molusco.

A forma mais adequada de se eliminar os caramujos africanos é por meio do controle mecânico, que consiste na catação manual destes animais. Após proteger as mãos para pegar os moluscos, a recomendação é acondicioná-los em um saco de lixo ou barril/tonéis e jogar dentro do recipiente quantidade abundante de cal virgem ou sal para matar os moluscos, também se recomenda jogar cal virgem no quintal, principalmente nos cantos do muro e em aberturas/frestas para eliminar os ovos do animal.