Inicio » Notícias » Palestra promove troca de experiências sobre manutenção de nascentes

Palestra promove troca de experiências sobre manutenção de nascentes

27 de maio de 2021

Profissionais de Contagem estiveram na Prefeitura nesta quinta-feira (27), para apresentar projeto desenvolvido naquela cidade

A equipe de fiscalização ambiental de Santa Luzia recebeu o Superintendente de Fiscalização Eric Machado, coordenador do Projeto Contagem das Nascentes, para uma palestra sobre o trabalho desenvolvido desde o ano de 2015 na cidade da Região Metropolitana.

Os visitantes mostraram toda a metodologia utilizada no projeto que ganhou, em 2017, o Prêmio de Boas Práticas “Salve o Rio São Francisco”, concedido pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM). “É importante fazer o cadastramento, mas é ainda mais importante promover a gestão dessas nascentes para que seja garantida a qualidade do recurso hídrico”, explicou.

A troca de experiências permitirá que o trabalho em Santa Luzia seja estendido. Na cidade, já existe uma rotina de fiscalizações constantes em áreas de preservação ambiental, onde há córregos e nascentes, para garantir a preservação. Mas a ideia é ampliar ainda mais e promover parcerias com a comunidade para que auxiliem na recuperação e na manutenção dessa riqueza. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pretende criar cadastro das nascentes do município.