Inicio » Notícias » Prefeitura amplia vacinação contra a covid-19 e inicia imunização de lactantes

Prefeitura amplia vacinação contra a covid-19 e inicia imunização de lactantes

22 de junho de 2021

Nesta etapa estão sendo vacinadas mães de bebês até os 6 meses de idade. Campanha também segue vacinando grávidas, puérperas e pessoas com idade a partir dos 50 anos

Em Santa Luzia, a vacinação contra a covid-19 foi ampliada para mais um grupo. Desde esta terça-feira (22), podem receber a primeira dose do imunizante lactantes mães de bebês de até 6 meses de idade. A vacina utilizada é a Pfizer e está disponibilizada em todas as unidades de saúde do município.

É necessário apresentar a alta hospitalar e a certidão de nascimento do bebê, além de cópia e original dos documentos de identidade, CPF e comprovante de endereço. Mãe da pequena Lorena, Fabiana Barbosa Marques foi até a unidade básica de saúde do bairro Frimisa para tomar a vacina. Para ela, que teve uma gestação tranquila mas cercada pelo “fantasma” da pandemia, se vacinar é um alívio. “Estou muito feliz”. Poliana Gonçalves também compareceu ao posto para garantir sua dose do imunizante. “Eu estava muito ansiosa para chegar essa hora. Agora o sentimento é de alívio”, comemorou.

Além das lactantes, também podem se vacinar na cidade mulheres grávidas, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com idade acima de 50 anos e todos aqueles que fazem parte dos grupos prioritários já vacinados, mas que porventura não tenham recebido a primeira dose da vacina: idosos, pessoas com comorbidades, profissionais de saúde, forças de segurança, motoristas, profissionais da educação, caminhoneiros, profissionais de limpeza pública e profissionais do transporte aéreo. O calendário também acompanha a aplicação da segunda dose.

Agora, a Prefeitura de Santa Luzia está acionando órgãos e esferas superiores no Ministério da Saúde em busca de autorização, normativas e novas remessas de doses para vacinar lactantes acima dessa faixa etária e outros grupos prioritários.