Inicio » Notícias » Prefeitura de Santa Luzia lança projeto “Viva Luzia” para acolher classe artística luziense

Prefeitura de Santa Luzia lança projeto “Viva Luzia” para acolher classe artística luziense

25 de março de 2021

Um dos segmentos mais afetados durante a pandemia, artistas de Santa Luzia terão a oportunidade de participar, de forma remunerada, de Festival que será realizado no formato virtual

Com o objetivo de acolher a classe artística luziense e fomentar a produção cultura local, Prefeitura de Santa Luzia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, publicou no Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta-feira (24) o edital de chamamento público “Viva Luzia”; para o cadastramento de propostas dos variados segmentos artísticos e culturais da cidade. O objetivo da iniciativa é: 1) Valorizar o artista local e regional, com sua trajetória e perspectiva de sua formação cultural e 2) Montar um calendário comemorativo (Festival Viva Luzia) de promoção, entretenimento e divulgação de atividades artísticas na cidade para difusão das manifestações culturais incentivando o processo de valoração dos artistas e promovendo acesso à cultura para todos os munícipes e região.

A Prefeitura destinará, a título de remuneração pelo serviço prestado, o valor de 100 mil reais a ser distribuído entre os proponentes aprovados pela Comissão Avaliadora, a qual será montada para selecionar os artistas, tal como suas propostas de acordo com a ficha de credenciamento no edital divulgado. O projeto será composto por apresentações no Teatro Municipal Antônio Roberto de Almeida, intervenções artísticas em meio urbano e exposição virtual de trabalhos artísticos, em espaços públicos, internos e externos na página oficial da SECULT, localizada no site da Prefeitura, com intuito de compor calendário artístico e cultural do município ao longo do ano de 2021, em comemoração ao aniversário de 329 anos de Santa Luzia.

Os participantes, grupos, companhias, instituições, associações e indivíduos autônomos poderão enviar suas propostas de apresentação/exposição e intervenção urbana dentro das sete categorias estabelecidas, que são: artes plásticas; audiovisual; dança; literatura; manifestações folclóricas, religiosas e populares; música e teatro ou circo.

Os interessados em participar poderão obter esclarecimentos no site da Prefeitura (www.santaluzia.mg.gov.br), na página oficial da SECULT, ou pelo e-mail da secretaria (cultura@santaluzia.mg.gov.br). Poderão participar deste edital: 1) Pessoas físicas: maiores de 18 anos com atuação comprovada de, no mínimo, dois anos na área artística e/ou cultural e 2) Pessoas jurídicas: ONGs, coletivos, associações ou instituições que comprovem atuação de, no mínimo, dois anos na área artística e/ou cultural.

As inscrições se estenderão pelo prazo de 30 dias a partir da data de publicação do edital. O resultado da seleção será publicado no dia 31 de maio de 2021 por meio das mídias oficiais da Prefeitura, SECULT Santa Luzia e Diário Oficial do Município.