Inicio » Notícias » Prefeitura de Santa Luzia representada pela Secretária de Cultura e Turismo,  encaminha projetos com a Secult-MG, inicia parceria com a cidade de Ouro Preto e marca visita do presidente do Iepha-MG ao município

24 de junho de 2021

Nesta tarde de quarta-feira (23/06), respondendo pela Vice-Presidência de Turismo da Rede Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo de Minas, Joana Coelho, secretária de Cultura e Turismo de Santa Luzia (MG), participou da cerimônia de lançamento do edital do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) 01/2021 para ocupação dos prédios vagos que integram o “Circuito da Liberdade”, localizado na capital mineira.

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo irá receber projetos, levantamentos, investigações e estudos que cumpram com a finalidade de auxiliar a administração pública na estruturação dos projetos de concessão dos seguintes imóveis pertencentes ao Estado: Casa Amarela, Casa Azul, Palacete Dantas e Solar Narbona.

“A iniciativa serve de exemplo para Santa Luzia e demais municípios mineiros no que diz respeito à restauração, conservação e ocupação de nossos equipamentos públicos. São mais de 300 anos de patrimônio cultural (material e imaterial); é preciso resgatar nossa história, cultivar a memória e as tradições do povo mineiro para as próximas gerações”, enfatizou Joana Coelho, secretária municipal de cultura e gestora estadual de turismo.

Museu da Cozinha Mineira e Faop

Após o término do evento inicial, a gestora da SECULT Santa Luzia (MG) se encontrou no Palácio da Liberdade com Leônidas Oliveira, secretário de Estado (SECULT MG), para discutir as próximas etapas da criação do Museu da Cozinha Mineira, além de outras ações em pauta para o município.

Na sequência, Jefferson da Fonseca Coutinho, presidente da Fundação de Arte de Ouro Preto, conversou com Joana Coelho sobre capacitação e intercâmbio artístico e cultural entre os municípios.

Iepha-MG

Na mesma tarde, a representante da Cultura e do Turismo luziense conheceu Felipe Cardoso Vale Pires, presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG). Durante o encontro ficou definida  a visita do gestor ao município de Santa Luzia, que se dará nos próximos dias.