Inicio » Notícias » Prefeitura esclarece boatos sobre canil municipal e reafirma protocolos de cuidados e fortes investimentos no setor

20 de janeiro de 2021

A Prefeitura de Santa Luzia repudia veementemente a fake news que vem sendo veiculada nas redes sociais, sobre sacrifício aleatório de animais no canil municipal, sendo que o que houve foi sacrifício necessário e responsável em razão de doença. O abandono de animais doentes nas ruas da cidade tem se tornado uma prática crescente, assim como o resgate deles para o Canil Municipal, com intuito de serem realizados exames, avaliação clínica e tratamento, sempre que possível.

Foram identificados  que cinco cães que estavam abrigados no canil apresentaram sintomas de cinomose, já apresentando sofrimento animal e contagiante. A cinomose é uma doença altamente contagiosa e multissistêmica, que pode ocasionar diversos sintomas e atingir todo o organismo e todos os outros animais e filhotes sadios. A doença tem alta taxa de mortalidade, além do risco de deixar inúmeras sequelas graves.

Ao longo da última semana, dois animais faleceram e os outros cinco que permaneciam no canil não estavam evoluindo bem com os tratamentos que estavam sendo aplicados. Com isso, foi determinado que seria acatada uma das orientações do Conselho Federal de Medicina Veterinária, que diz que “deve-se cessar a vida de um animal quando o indivíduo está em sofrimento e todos os recursos disponíveis para amenizá-lo foram esgotados”. Com isso, foi decidido pela eutanásia dos cães. Agora, todo espaço passa por uma desinfecção e dedetização, para que possa novamente ser um ambiente salubre para receber os animais que necessitarem do canil municipal.

Vale ressaltar que esta Administração sempre prezou pelo cuidado e atenção com a saúde animal, tendo iniciado, pela primeira vez na história a Feira de Adoção de Cães e Gatos e trazido para o município o Castra Móvel, contando já com castração de animais e microchipagem para monitoramento, além de várias linhas de cuidados. Além disso, ainda neste ano será construído pela Prefeitura Municipal um dos maiores e mais modernos Centros de Controle em Zoonoses do Estado, que contará com laboratórios, bloco cirúrgico fixo, espaços divididas em baias de quarentena, maternidade, berçário, entre outros. O projeto bastante complexo, já está em fase final para atender todas as exigências legais sanitárias e de desinfecção e assim será levado a processo licitatório, para que possamos ser um exemplo na política de cuidados e proteção animal.