Inicio » Notícias » Prefeitura finaliza pintura artística interativa do Beco das Flores e continua o projeto “Nossos becos, nossas histórias”

30 de abril de 2021

Ainda neste ano, todos os becos que dão acesso à Avenida Brasília serão revitalizados e receberão pinturas artísticas. A pintura inaugurada hoje é interativa, e as pessoas podem se posicionar e interagir com o painel e conseguir boas poses e fotos. Tem asas, buquê de flores, leque de pavão, e muito mais. Projeto foi iniciado no ano passado, com a pintura da parte de baixo do beco, onde foi instalada a Calçada da Fama

A Prefeitura de Santa Luzia finalizou nesta semana a pintura do Beco das Flores, que dá acesso à Avenida Brasília, no bairro São Benedito. A medida faz parte do projeto “Nossos becos, nossas histórias”, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e propõe recontar e ilustrar o cotidiano do povo luziense por meio de grafites coloridos e livres, evidenciando a diversidade e a oralidade presentes em cada munícipe. A proposta de revitalização dos becos foi iniciada no ano passado, com a pintura da parte inferior do Beco das Flores, onde foi instalada a Calçada da Fama que homenageou moradores luzienses que se destacaram em diversas categorias.

Na manhã desta sexta-feira (30), o Prefeito Delegado Christiano Xavier, o Vice-prefeito Pastor Sérgio e a Secretária Municipal de Cultura e Turismo Joana Maria Coelho estiveram no local para conferir de perto o resultado. “Essa é uma forma de valorizar a arte de rua, mostrando que o grafite é uma arte, ao mesmo tempo em que sensibiliza a população a criar uma identidade com os espaços públicos e auxiliando na preservação”, destacou a secretária.

O marceneiro Carlos Antônio de Lima concorda: “ficou muito bacana e estão todos de parabéns. Toda vez que passava por aqui ficava namorando os desenhos e agora que ficou pronto está muito bonito. Agora espero que a população ajude a manter”. Ele aproveitou a oportunidade para reconhecer o talento do artista Rodrigo, responsável pelo trabalho.

Segundo a restauradora da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Maria Clara Assis, outros 10 becos serão revitalizados e parte deles deve ser pintada por artistas contemplados no edital Viva Luzia. “O objetivo é deixar os becos mais coloridos e alegres, aumentando a autoestima dos moradores”, disse. Além dos desenhos interativos, que convidam quem passa a interagir com os painéis, foram desenhados nos muros do beco mensagens de esperança e a representação de pessoas que vivem no entorno. Na próxima semana, será iniciada a pintura em mais um beco, próximo às Lojas Rede.