Inicio » Notícias » Prefeitura inaugura mais um Muro Ecológico na Escola Municipal Maria das Graças

Prefeitura inaugura mais um Muro Ecológico na Escola Municipal Maria das Graças

26 de março de 2021

Na tarde desta sexta-feira (26), foi inaugurada a instalação de mais um Muro Ecológico. O projeto faz parte do Programa Municipal Santa Luzia Sustentável que já realizou diversas ações na cidade, que possibilitaram pela 1ª  vez na história, o recebimento mensal de repasses do ICMS Ecológico, dentre os quais estão: – Inauguração da Patrulha Ambiental e Rural, com a entrega à GCM de duas viaturas;
– Instalação da 1ª base do Corpo de Bombeiros na cidade (nos anexos do Ginásio Poliesportivo);
– Ampliação do projeto Horta nas Escolas;
– Implantação de lixeiras na cidade;
– Reabertura do Horto Florestal;
– Fechamento do lixão;
– Implantação de 7 Ecopontos Municipais; – Projeto cata pilhas, entre outros.

O muro ecológico foi instalado na Escola Municipal Maria das Graças Teixeira Braga. A proposta é que inicialmente sejam instalados os muros em cinco escolas, como projeto piloto. Nesta semana também foram inaugurados os muros nas escolas Sueli Lima de Mello e Edwar Lima, ambas no bairro Palmital. Na próxima semana ainda devem ser inaugurados os muros nas escolas Santa Luzia, no bairro Nossa Senhora das Graças e Maria José de Brito Carvalho, no bairro São Cosme. “Numa primeira leva, instalaremos o muro ecológico em cinco escolas, mas nossa intenção é ampliar o projeto para todas as escolas municipais. Trata-se de uma iniciativa que também tem valor educacional, ao levar aos alunos o conhecimento da Educação Ambiental”, explicou o secretário de Educação, Ermelindo Martins Caetano.

Os muros ecológicos são aberturas feitas nos muros de escolas municipais, através das quais a comunidade pode descartar resíduos sólidos reaproveitáveis, que ao serem jogados ficam armazenados em uma estrutura que existe atrás desse muro. Cada muro conta com quatro aberturas, uma para cada tipo de objeto: latas, plásticos, papéis e garrafas pet. Por trás do muro, um saco bag de grandes proporções coleta o material, o qual é depois doado a catadores de materiais recicláveis da comunidade.

A iniciativa visa a proporcionar um meio ambiente mais limpo e saudável à população da cidade. Para a diretora da escola, Ilce Maria esse é um projeto muito importante. “Ele ajuda a desenvolver a cidadania de alunos e da comunidade, incentivando a preservação do meio ambiente e a limpeza da cidade”, finalizou.

O Prefeito Delegado Christiano Xavier, o Vice-Prefeito Pastor Sérgio e o Secretário Municipal de Educação, Ermelindo Martins Caetanos estiveram presentes no local.