Inicio » Notícias » Prefeitura investe em modernização de equipamentos para melhoria de sinalização viária em Santa Luzia

12 de janeiro de 2021

Fábrica de placas, que funciona dentro da Prefeitura, também ganhará reforços

Uma modernização muito aguardada pelas autoridades de trânsito de Santa Luzia acaba de chegar à cidade: trata-se de uma nova máquina de pintura viária, que irá somar-se aos equipamentos existentes e com isso aumentar significativamente tanto a qualidade, quanto o rendimento da pintura de sinalização horizontal nas vias do município, garantindo a organização viária e mais segurança para pedestres e motoristas.

A nova máquina foi adquirida por meio de processo licitatório e presta-se à pintura de todo tipo de faixa, seja contínua ou interseccionada. Vem ainda equipada com kit para pintura de faixas de pedestres, martelete para fixação de tachões e carreta de transporte. O investimento no conjunto foi de R$ 216 mil. “Pesquisamos muito, inclusive em outras cidades, para nos decidirmos por este equipamento”, esclarece o engenheiro de trânsito da secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, Guilherme Cardoso.

A nova máquina chegou na segunda-feira, dia 11, e está passando por um período de testes de uma semana, nas ruas do bairro Novo Centro. Enquanto isso, a antiga passará por manutenção e reforma para que duas frentes de trabalho sejam criadas.

Para modernizar também a manutenção vertical, a Fábrica de Placas da Prefeitura, também ganhará reforços e investimentos. Ali funciona um plotter (impressora para desenhos de grandes dimensões) de corte e recorte. Com o auxílio de programas de desenho vetorial as placas são desenhadas e depois as películas cortadas no plotter para então serem montadas nas chapas de aço galvanizado.

Na Fábrica de Chapas são produzidas placas de advertência, de regulamentação e indicativas. A produtividade pode variar em função da demanda, mas quando essa está baixa o tempo é aproveitado para a produção de um estoque, sobretudo daquelas placas mais utilizadas, como as de “Pare” e “Proibido Estacionar”. “A partir de agora, mais estruturados, poderemos atuar na sinalização com muito mais eficiência”, disse o prefeito Delegado Christiano Xavier.