Inicio » Notícias » Prefeitura promove reunião com foco no combate a incêndios e queimadas

Prefeitura promove reunião com foco no combate a incêndios e queimadas

2 de junho de 2023

A Prefeitura de Santa Luzia, por meio da Defesa Civil Municipal, realizou nesta sexta-feira (2) uma importante reunião com o objetivo de fortalecer as ações de prevenção, mitigação e resposta diante do período de estiagem na cidade. O encontro contou com a participação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais, representado pelo Tenente Lucas Inácio, da Polícia Militar Ambiental, representada pelo Tenente André, e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o departamento de Fiscalização de Obras e Posturas.

Durante a reunião, foram estabelecidas diversas estratégias para diminuir os focos de incêndios, tanto em áreas urbanas quanto rurais. Serão realizadas atividades preventivas, como operações de inibição de queimadas e incêndios ilegais em Unidades de Conservação e áreas com matas, florestas e vegetação. Além disso, serão intensificadas as fiscalizações dos focos de incêndio relatados no serviço Previncêndio do Estado de Minas Gerais, bem como das denúncias recebidas pela Polícia Militar. Também serão promovidas palestras educativas sobre prevenção de queimadas e incêndios florestais.

O Corpo de Bombeiros Militar realizará vistorias em todos os hidrantes da região e irá adquirir materiais necessários para combater incêndios, além de oferecer treinamentos específicos para suas tropas. As equipes de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Departamento de Fiscalização de Obras e Posturas ficarão responsáveis pelo monitoramento e pela aplicação de medidas punitivas em lotes sujos que apresentem risco de incêndios. Já a Defesa Civil coordenará ações conjuntas com os órgãos envolvidos, incluindo blitz educativas e combate a incêndios em áreas urbanas e rurais.

Com essas medidas e a união de esforços entre os órgãos competentes, a Prefeitura de Santa Luzia está empenhada em diminuir os riscos de incêndios e queimadas. A conscientização da população e a ação conjunta são fundamentais para garantir a segurança e preservar o meio ambiente.