Inicio » Notícias » Prefeitura realiza castração de cães e gatos

Prefeitura realiza castração de cães e gatos

22 de março de 2021

Procedimento tem como objetivo manter o controle populacional destes animais no município

A Prefeitura de Santa Luzia, por meio da secretaria municipal de Saúde está realizando a castração de cães e gatos, através do Castramóvel municipal. Os procedimentos tiveram uma pequena interrupção devido à pandemia da Covid-19, o que gerou atraso na entrega dos insumos adquiridos pela administração municipal. O Departamento de Controle em Zoonoses está trabalhando para atender as demandas reprimidas, que contam atualmente com uma de fila de mais de 800 animais, e por este motivo as inscrições estão suspensas neste momento. Os procedimentos estão sendo realizados, seguindo todos os protocolos sanitários de segurança contra o Coronavírus.

O Departamento de Controle em Zoonoses está entrando em contato com os inscritos que aguardam para a realização dos procedimentos e realizando os agendamentos, para evitar aglomerações. É destinado quinzenalmente o atendimento aos protetores de animais para a realização das castrações. Vale ressaltar que animais que testam positivo para a leishmaniose não podem ser castrados.

Inaugurado em agosto de 2020, o Castramóvel já realizou, até o momento, 312 cirurgias em Santa Luzia. As castrações são de extrema importância para o município e são importantes no controle populacional de cães e gatos. O programa também tem como objetivo castrar os animais de rua, controlando, assim, sua população e evitando a transmissão de doenças. Após a castração, os animais recebem um microchip, contendo todas as informações a seu respeito. Este procedimento é importante para acompanhamento do animal, e caso este seja encontrado nas ruas, é possível identificar se já foi castrado e se ele possui um tutor.

O programa é destinado à população de baixa renda, sendo assim, a renda do tutor deve ser de, no máximo, dois salários mínimos. O Castramóvel conta com equipe qualificada, composta por um veterinário cirurgião, um anestesista, e dois assistentes. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3642-3836.