Inicio » Notícias » Prefeitura realiza solenidade alusiva à batalha de Santa Luzia da Revolução Liberal de 1842

20 de agosto de 2021

Evento marca os 179 anos do término da revolução, em confronto realizado em terras luzienses

Na manhã desta sexta-feira (20), a Prefeitura de Santa Luzia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo realizou uma solenidade alusiva aos 179 anos do término da Revolução Liberal de 1842, ocorrido em uma batalha realizada em território luziense. O evento aconteceu no Muro de Pedras onde está instalado o Marco do Centenário e local do último combate.

Neste ano, em função da pandemia do novo coronavírus, as celebrações aconteceram de forma mais modesta, sem os tradicionais desfiles e contou com a presença do Vice-Prefeito Pastor Sérgio, da Secretária Municipal de Cultura e Turismo Joana Coelho, do Tenente-Coronel do Exército Frederico Vieira Cabral Mendes e o presidente da 100ª Subseção da OAB, Francisco Massara Gabrich.

Após 1 minuto de silêncio em respeito aos caídos durante o combate e às vítimas de covid-19, uma coroa de flores foi depositada no Marco do Centenário em homenagem aos que lutaram durante a batalha. “Esse é um dia muito especial para nossa cidade e reforça o poder da história, trazendo a memória daqueles que perderam suas vidas por um ideal. Essa batalha ficou marcada, pois não deixou vencedor ou derrotado”, destacou o Vice-Prefeito.

Representando o Exército Brasileiro que tradicionalmente participa da celebração, o Tenente Coronel também reforçou a importância da solenidade. “Faz parte da nossa história e cultura. Estamos aqui lembrando aqueles que tombaram nesse território, todos brasileiros que deixaram sua marca, destacando a ação de Duque de Caxias, patrono do Exército. Realmente não tivemos vencedores nesse combate, quem ganhou foi a população brasileira”, finalizou.

Fato de grande importância na história do município e até mesmo do país, a Revolução Liberal foi um movimento revolucionário que está inserido no quadro de rebeliões liberais que marcaram o período das Regências e o inicio do Segundo Reinado. As tropas conservadoras de Duque de Caxias enfrentaram os liberais, comandados por Teófilo Ottoni, na última batalha – entitulada Batalha de Santa Luzia, uma das mais importantes lutas armadas do segundo império.