Inicio » Notícias » Primeira ação da campanha Sinais de Minas promove simulação de acidente

Primeira ação da campanha Sinais de Minas promove simulação de acidente

6 de março de 2021

Uma simulação de acidente entre dois veículos, que foram ambos dispostos tombados, realizada na manhã do sábado (6) na parte baixa da Av. das Indústrias, foi a primeira ação de campo da campanha Sinais de Minas, uma iniciativa da superintendência da Guarda Civil Municipal de Santa Luzia, lançada no último dia 3, que visa conscientizar condutores sobre a importância de se tomar os devidos cuidados no trânsito. As pistas foram reduzidas a apenas uma em cada sentido e os motoristas, ao diminuir a velocidade, podiam ler as mensagens educativas exibidas em 16 banners ao longo da via.

O evento teve início às 8h, foi até às 12h, mobilizou vinte servidores – inclusive do pátio, oficina e sinalização –, contou com o apoio da Defesa Civil de Santa Luzia e do SAMU, e teve a presença de representantes das guardas municipais das cidades de São José da Lapa e de Pedro Leopoldo. Participou ainda a TransPL, autarquia que é a gerência de trânsito de Pedro Leopoldo. “Mais de 90% dos acidentes no trânsito são causados por imperícia, imprudência ou negligência”, explicou o superintendente de Trânsito e Transporte da Prefeitura de Santa Luzia, GCM Herivelton Magno dos Santos, idealizador da campanha.

A Guarda Civil de Santa Luzia realiza anualmente cerca de cinco simulações como esta. Desta vez, devido à pandemia da covid-19, não houve blitz com a habitual distribuição de folhetos educativos. As frases expostas foram: “Cinto de segurança salva vidas”, “Vá devagar, que você chega depressa”, “É preciso acidentar para respeitar a lei?”, “Nunca avance o sinal vermelho”, “Lugar de criança não é no colo, é na cadeirinha”, “Respeite a sinalização de trânsito”, “No trânsito, não necessitamos só de leis e regras, mas educação e respeito ao próximo”, “Se não tem amor pela sua vida, respeite a do próximo”, “O trânsito só muda se você mudar”, “92% dos acidentes são provocados por falha humana”, “Respeite os limites de velocidade”, “Se beber, não dirija”, “Atendendo o celular dirigindo e desligando a vida dos outros” e “Que você possa encontrar paz em todas as curvas do seu destino”.