Inicio » Notícias » Santa Luzia abre cadastro para catadores de materiais recicláveis

Santa Luzia abre cadastro para catadores de materiais recicláveis

14 de abril de 2021

A ação é uma das etapas para a implantação da coleta seletiva no município e geração de emprego e renda

Uma iniciativa da Prefeitura de Santa Luzia, através das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Social vai propiciar o início da implantação da Coleta Seletiva no município. Uma das etapas é o cadastro para catadores de materiais recicláveis, promovido pelo social e já publicado no site oficial da Prefeitura (https://bit.ly/3se4MLz) e disponibilizado nos Centros de Referências – CRAS a partir de hoje, 14 de abril até o dia 30 de maio.

Com o cadastro será possível referenciar as famílias que já vivem deste tipo de renda e oportunizá-las a capacitação e melhorias profissionais.

A próxima etapa será a publicação de um edital de chamamento público, que ocorrerá nos próximos dias, para que associações de catadores ou cooperativas existentes exclusivamente no município e que sejam formadas por pessoas físicas de baixa renda que têm a catação como única fonte de renda, trabalhem a coleta seletiva solidária dos recicláveis secos de características domiciliares, passíveis de retorno ao seu ciclo produtivo. Como parceria, a prefeitura disponibilizará as condições de trabalho, como capacitação dos trabalhadores, local adequado e os equipamentos  necessários para o processamento dos materiais coletados. A triagem, a segregação, acondicionamento, processamento, beneficiamento/comercialização e a destinação final dos produtos ficará a cargo da entidade.

Segundo o Prefeito Delegado Christiano Xavier , “o objetivo é trabalhar a coleta seletiva em seus dois eixos, o ambiental e o social. O ambiental no sentido de contribuir com a limpeza da cidade, além de cumprir com as diretrizes da Política Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos e promover a educação ambiental e a sustentabilidade com a destinação correta do lixo que é reciclável. O social, no sentido de fomentar a economia da cidade promovendo renda e cidadania. A coleta seletiva será um grande ganho para Santa Luzia”, afirmou.

Coleta Legal

O Projeto Coleta Legal está inserido no Programa “Santa Luzia Sustentável” que compreende uma série de ações que já vêm sendo realizadas desde 2019, como a coleta de pilhas e baterias por meio dos cata pilhas; coleta de lâmpadas; coleta de resíduos de construção civil nos sete ecopontos já em funcionamento e a coleta de pneus e inservíveis.

Muros inteligentes

Como parte integrante da coleta seletiva, cinco muros inteligentes já foram construídos e inaugurados em escolas municipais. Neles já é possível que a população realize o descarte de forma organizada. Os muros são considerados como Pontos de Entrega Voluntária (PEV) e ainda serão construídos mais 29 locais abrangendo todas as escolas municipais e Umei’s, para que todos os bairros consigam participar da coleta seletiva.