Inicio » Notícias » Santa Luzia adere ao Consórcio Público de Prefeituras para a compra de vacinas

Santa Luzia adere ao Consórcio Público de Prefeituras para a compra de vacinas

1 de março de 2021

O prefeito de Santa Luzia, Delegado Christiano Xavier, assinou, na tarde da segunda-feira (01), o protocolo de intenções para adesão ao consórcio público para compra de vacinas contra a covid-19, que está sendo organizado pela FNP – Frente Nacional de Prefeitos, entidade suprapartidária que reúne 412 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes.

A assinatura deu-se após uma conferência online de uma hora que reuniu cerca de 300 prefeitos e prefeitas, durante a qual foram explicadas a todos, pelo presidente da entidade, Jonas Donisette, prefeito de Campinas, as razões que levaram à iniciativa, bem como o embasamento jurídico que permite a sua realização. A constituição deste consórcio público visa a agilizar a compra dos imunizantes diretamente pelos municípios, em colaboração com o Governo Federal, ação respaldada por autorização dada na terça-feira (23/2) pelo Supremo Tribunal Federal e pela PL 534/2021, aprovada pelo Senado. A adesão do município ocorre sem ônus para a Prefeitura.

As vacinas serão adquiridas através de recursos financiados pelos municípios. Atualmente, há 256 vacinas em desenvolvimento em todo o mundo, sendo que dessas, dez já têm aprovação internacional para uso emergencial e/ou definitivo.

“A organização dos municípios é uma luz no fim do túnel”, disse a secretária de Saúde de Santa Luzia, Nádia Tomé. “Isso poderá nos ajudar a ultrapassar as atuais dificuldades para as aquisições”. O prefeito também se mostrou animado com a medida: “É outra frente para alavancarmos a celeridade na obtenção de vacinas, o que pode, ainda, assegurar um retorno mais rápido e tranquilo às aulas presenciais”, disse Christiano Xavier.