Inicio » Notícias » Santa Luzia celebra Dia Nacional da Habitação com avanço na construção de políticas públicas habitacionais

Santa Luzia celebra Dia Nacional da Habitação com avanço na construção de políticas públicas habitacionais

23 de agosto de 2021

Entre as ações está a recente criação do cadastro de pretendentes à habitação de interesse social que já conta com mais de 2000 inscritos

O Dia Nacional da Habitação, comemorado no último sábado (21), foi instituído em 1964 com a criação do Banco Nacional da Habitação (BNH), que tinha o desafio de tentar solucionar o déficit habitacional no Brasil.

A prefeitura de Santa Luzia institui em janeiro 2021 a Coordenadoria de Habitação e Regularização Fundiária e vem atuando na regularização urbanística e fundiária das comunidades urbanizadas e nos loteamentos irregulares e clandestinos da cidade.

Considerando essas áreas, a PMSL através da Coordenadoria de Habitação e Regularização Social atende, atualmente, mais de 20 núcleos urbanos informais que possuem algum tipo de regularização em andamento, reforçando a missão de promover o direito à moradia digna e a segurança de posse da camada menos favorecida da população.

Recentemente foi criado o cadastro de pretendentes à habitação de interesse social através do Programa do governo Federal Casa Verde Amarela, que o município está inscrito desde fevereiro de 2021. Em 10 (dez) dias já são mais de 2000 inscritos no sistema do município. O cadastro pode ser acessado pelo link: bit.ly/3jMnQhE. “Já estamos em tratativas internas para apresentação dos primeiros projetos habitacionais que vão iniciar a longa e árdua estrada no caminho de equalizar a questão habitacional em nossa cidade”, informa Fabrício Balieiro coordenador do departamento de Habitação e Regularização Fundiária.