Inicio » Notícias » Santa Luzia combate com recursos próprios o surto de arboviroses e assegura atendimento a todos

27 de março de 2023

Como ocorre em várias regiões de Minas, Santa Luzia tem registrado um aumento de notificações de dengue e chikungunya. Até o momento, foram confirmados 53 casos de dengue e 42 de chikungunya. A cidade tem um plano de ação para enfrentar as arboviroses, com um Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) e um Comitê Gestor de urgências em saúde pública, desde o início da pandemia da covid-19.

Para lidar com o aumento de notificações, a Secretaria de Saúde implantou tendas de emergência na UPA São Benedito e na Atenção Primária e está contratando mais profissionais de saúde, além de distribuir medicamentos e coletar exames. No entanto, houve um atraso na aquisição do inseticida para as borrifações com veículos (ação mais conhecida por “fumacê”), o qual deveria ter sido adquirido no exterior pelo Governo Federal ou pela Organização Panamericana de Saúde – OPAS, mas até o momento não chegou. Por isso, a Prefeitura vem investindo recursos próprios para a compra do produto e o está aplicando em pontos focais, com bombas costais, em uma ação de bloqueio. Santa Luzia segue no aguardo de que o governo estadual envie ao município, além do inseticida, os veículos para o espargimento.

A partir de terça-feira (28), caminhões da Limpeza Urbana estarão coletando inservíveis (todo objeto que possa acumular água) nos bairros mais afetados. A ação começará pelo bairro São João Batista na terça-feira (28) e seguirá no Palmital na quarta-feira (29), no Cristina na quinta-feira (30) e no Londrina na sexta-feira (31). As datas da operação nos bairros Frimisa e Dona Rosarinha serão divulgadas em breve. A Prefeitura pede para que a população destes bairros coloque na calçada objetos que possam servir de criadouro para o mosquito para que sejam recolhidos pelo caminhão da Prefeitura. A coleta começa às 9h.

Apesar da sobrecarga nos serviços, devida também aos casos de doenças sazonais decorrentes de síndromes gripais, a Secretaria de Saúde garante que o município está preparado para atender a demanda e pede a compreensão da população. O importante é que todos serão atendidos. É essencial que a população permita o acesso dos agentes de combate a endemias às casas, especialmente nos bairros críticos, para interromper o ciclo da doença.