Inicio » Notícias » Santa Luzia cria o Programa Juro Zero para estimular a economia, emprego e renda

17 de junho de 2021

A expectativa é que até R$ 23 milhões sejam injetados e aqueça a economia interna do município e ajude os micro empresários e empreendedores na cidade

Visando minimizar os danos à economia do município causados pela pandemia da covid-19, a Prefeitura de Santa Luzia criou e está prestas a lançar, através da secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Programa Juro Zero, o qual propiciará empréstimos a juro zero para empreendedores e por meio do qual o Executivo pretende aquecer a economia, gerando mais negócios, empregos e renda.

O programa consiste em conceder crédito a empresários, microempreendedores individuais, MEI’s e autônomos a juro zero, mediante o compromisso destes para com algumas obrigações, como: manter por 6 meses os postos de trabalho pelo quais são responsáveis e participar de cursos de gestão financeira e fluxo de caixa – estes ministrados pelo SEBRAE, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, entidade parceira da Prefeitura no projeto. Os recursos serão provenientes de uma instituição financeira, que ainda será credenciada, e os juros serão pagos ao banco pela Prefeitura – a qual por sua vez irá se beneficiar do aquecimento da economia local, da redução na sonegação fiscal e da melhora nos indicadores de saúde pública.

<span;>De acordo com dados da secretaria de Desenvolvimento Econômico, políticas de microcrédito como esta possuem um efeito multiplicador na economia e existe uma expectativa de que se possa alcançar cerca de R$ 100 milhões de dinheiro novo em circulação no município. Com isso, espera-se que o atual número de postos de trabalho na cidade seja não só mantido mas ampliado.

<span;>A Lei foi sancionada hoje pelo prefeito e agora a Secretaria de Desenvolvimento Econômico providenciará a regulamentação da mesma através de um decreto e a abertura do chamamento público para credenciamento da instituição bancária. A previsão é de que os créditos comecem a ser concedidos dentro de 30 dias. “Este programa é uma ação muito importante do Executivo, no intuito de dar uma resposta efetiva à crise econômica causada pelo coronavírus no município”, disse o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Leandro Santos.