Inicio » Notícias » Santa Luzia inicia obras para construção da primeira ciclovia da cidade

Santa Luzia inicia obras para construção da primeira ciclovia da cidade

29 de setembro de 2021

Via terá cerca de 7km de extensão e tem como objetivo melhorar a mobilidade urbana e proporcionar segurança para ciclistas

Estão em andamento as obras de construção da primeira ciclovia do município de Santa Luzia. Os trabalhos já foram iniciados da mangueira até o Trevo do Bagaço, com alargamento da pista e obras de contenção com gabiões na rotatória do Bagaço e da rotatória do bairro Duquesa II até as proximidades da Praça da Pedra Bonita, além de outros trechos da Avenida Brasília que estão sendo alargados para abrigar a ciclovia, o que facilitará o tráfego das bicicletas com mais segurança. Próximo à rotatória do Duquesa II também foi instalado um estacionamento 45º que terá capacidade para 15 vagas. A ciclovia terá a extensão de cerca de 7km e o trajeto fará a ligação entre o bairro Frimisa e a Avenida Brasília, próximo ao SESC. Uma das preocupações da administração municipal é modernizar a cidade, construindo equipamentos que tragam mais qualidade de vida aos moradores.

A iniciativa tem como finalidade proporcionar mais segurança aos ciclistas que transitam diariamente pela cidade. Dentre os benefícios da construção do novo equipamento estão: melhoria nos indicadores de mobilidade urbana, redução de veículos nas ruas, diminuição da poluição, requalificação do espaço urbano, mais segurança para os usuários de bicicletas e ocupação de espaços urbanos – além do incentivo à prática do ciclismo, que traz vários benefícios à saúde.

O funcionário público Vicente Oliveira da Silva Junior trabalha há mais de um ano na Prefeitura, e todos os dias ele utiliza a bicicleta como meio de transporte para o deslocamento entre sua residência e o trabalho. O servidor avalia positivamente a construção da via: “Percorro um trajeto diário de aproximadamente 8km para ir e voltar ao trabalho. A bicicleta é o meu meio de transporte desde o início da pandemia, devido aos horários reduzidos do transporte coletivo. A ciclovia vai melhorar muito a mobilidade para os ciclistas, principalmente na questão da segurança, porque hoje não temos um espaço adequado para efetuar o deslocamento e estamos em constante risco de acidentes”, explicou.

A nova ciclovia terá duas pistas, uma para cada sentido de direção, com 1,25de largura cada. As pistas serão separadas por uma linha de bloquetes intertravados. O conjunto será pavimentado na tradicional cor vermelha ocre e contará com sinalizações horizontal e vertical específicas para bicicletas.

A ciclovia facilitará o trajeto de entre o bairro Frimisa e o Distrito de São Benedito, passando pelos bairros Frimisa, Monte Carlo, Belo Vale e Cristina. O projeto trará grandes benefícios a inúmeros ciclistas, que poderão transitar com segurança e não precisarão mais disputar espaço com os carros, já que a Av. Brasília é uma via com grande fluxo de veículos e muito utilizada por ciclistas e pedestres.