Inicio » Notícias » Santa Luzia inicia vacinação contra a covid-19

Santa Luzia inicia vacinação contra a covid-19

19 de janeiro de 2021

Primeiras doses foram ministradas durante inauguração da nova Unidade Básica de Saúde, no bairro Industrial Americano

A Prefeitura de Santa Luzia, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde, iniciou na tarde desta terça-feira (19), a Campanha de Vacinação contra a Covid-19. O lançamento foi realizado durante a inauguração da nova Unidade Básica de Saúde do bairro Industrial Americano. A unidade, batizada de UBS Prefeito Rui Avelar de Souza, fica na esquina da Rua do Haiti com Rua do Equador, a apenas 250m da antiga UBS, que funcionou por anos na Rua da Argentina e que atualmente tem cerca de 4.500 pessoas cadastradas para consulta.

Na cerimônia de inauguração, cuja placa foi descerrada pela filha do prefeito que dá nome à unidade, Edna Cecília Souza, foram vacinadas as seis primeiras pessoas em Santa Luzia, todas profissionais da saúde que trabalham na linha de frente do enfrentamento ao Covid-19. O primeiro a ser vacinado na cidade foi o técnico de enfermagem do SAMU Anderson Pereira Estêvão, de 47 anos. “É uma oportunidade única e para mim uma honra servir de exemplo para que todos os profissionais se vacinem”, disse.

A nova UBS está preparada para atender uma ampla gama de situações. Entre suas atividades estão: consulta médica, consulta de enfermagem, consulta odontológica, coleta de exame preventivo, testes rápidos (hepatites B e C, HIV, gravidez e sífilis), e procedimentos de enfermagem (aferição de pressão arterial, aferição de glicose, curativos, vacinação, nebulização e teste do pezinho). A unidade terá ainda assistência multiprofissional, grupos operativos (tabagismo, gestante, hipertensão, diabetes e planejamento familiar), realizará ações educativas em saúde e visitas domiciliares.

A nova Unidade Básica de Saúde contará com uma equipe de Saúde da Família que prestará atendimento das 8h às 17h, inclusive com especialidades: pediatria, cardiologia, ginecologia e psiquiatria, além de odontologia. Para tanto, a moderna edificação conta com 5 consultórios, consultório ginecológico, consultório odontológico, sala de vacina, sala de observação, sala de esterilização, sala de atividades, sala de reunião, administração, banheiros, (inclusive para portadores de necessidades especiais), copa, arquivo, recepção, almoxarifado, banheiro de funcionários, rouparia , despensa de materiais de limpeza e depósito para os lixos orgânico, reciclável e hospitalar.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Nádia Tomé, “inaugurar a Unidade Básica de Saúde no bairro Industrial Americano representa mais um importante passo para estruturar a Atenção Primária para que ela possa cumprir sua missão de ser a ordenadora do cuidado e a principal porta de entrada para um sistema de saúde público, universal e equânime”.

A imunização realizada nesta tarde tem toda uma simbologia: ao mesmo tempo em que valoriza os profissionais da unidade de saúde com um novo espaço para atendimento ao público, ainda inicia a vacinação para os trabalhadores que estão na linha de frente do combate à pandemia do novo coronavírus. Inicialmente, o município recebeu apenas 762 doses do imunizante e a proposta é que assim que forem encaminhadas novas doses da vacina, seja ampliado o número de pessoas vacinadas de acordo com o que preconiza o Ministério da Saúde.

Em seu discurso o prefeito, Delegado Christiano Xavier, ladeado pelo vice, Pastor Sérgio, pelo presidente da Câmara Municipal, Wander Carvalho e diversos vereadores, disse que outras 6 UBSs já estão em projeto. E com obras já em andamento há a Unidade Básica de Saúde do bairro Monte Carlo.