Inicio » Notícias » Santa Luzia poderá ser incluída no roteiro nacional dos esportes de aventura

Santa Luzia poderá ser incluída no roteiro nacional dos esportes de aventura

8 de junho de 2021

Assunto foi discutido hoje durante reunião entre as Secretarias de Cultura e Turismo, Esportes e Meio Ambiente

Nesta terça-feira (08/06), a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Santa Luzia promoveu junto às secretarias de Esportes e Meio Ambiente, no Solar da Baronesa, a primeira rodada de conversas com os representantes do Montanhismo mineiro.

Iule Ornelas de Souza, diretor técnico da Federação de Montanhismo e Escalada do Estado de Minas Gerais (FEMEMG), e André Portugal Braga, membro da Associação Cultural e Esportiva do Carste (ACEC); ambas pertencentes à Confederação  Brasileira de Montanhismo e Escalada (CMBE) e à União Internacional das Associações de Alpinismo (UIAA), marcaram presença e apresentaram as perspectivas e cenários (favoráveis) para a inclusão da cidade pertencente à RMBH no mapa do esporte nacional.

Na ocasião, foram apresentados os princípios e os fundamentos que embasam o montanhismo responsável, que tem como foco a preservação e conservação dos ambientes onde a modalidade é praticada. Dentre tantos temas debatidos, surgiu a possibilidade de se estabelecer no município de Santa Luzia (MG) a criação de Unidades de Conservação; diferencial que traria a prática consciente do ecoturismo/aventura para os visitantes e munícipes, bem como a proteção (amparados por lei) dos sítios arqueológicos e biomas.

Para Joana Coelho, secretária municipal de Cultura e Turismo, o passo inicial para inserir Santa Luzia no circuito integrado de montanhismo da região do Carste foi dado. “É inquestionável que o município possui um histórico de escalada. Entretanto, só nos interessa abrir novos caminhos se a preservação e o respeito pelos nossos bens naturais e culturais forem priorizados. Hoje tivemos a certeza de que, coletivamente, estamos alinhados (secretarias). As propostas que nos foram trazidas (federação e associação de montanhismo) estão em conformidade com o que a Prefeitura Municipal prega e anseia: turismo consciente e responsável”, concluiu.

Estiveram presentes na reunião: Mikaela Monteiro e Wellington Almeida (SECULT); o secretário Cesar Augusto (Esportes) e seu assessor Heraldo, além dos representantes  do meio ambiente, Vicente Oliveira e Renan Vasconcelos.