Inicio » Notícias » Santa Luzia realiza 5º Plenária Municipal de Saúde

Santa Luzia realiza 5º Plenária Municipal de Saúde

28 de agosto de 2021

Evento teve como proposta discutir políticas públicas para melhorias da Saúde no município

A Prefeitura de Santa Luzia, por meio da secretaria municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde realizou neste sábado, 28, na Escola Municipal Professora Maria da Glória Costa Veado, no bairro Cristina B, a 5ª Plenária Municipal de Saúde. O tema deste ano é “O SUS que temos e o SUS que queremos em Santa Luzia: planejar com participação de todos”. A plenária traz como proposta a discussão sobre as diretrizes do SUS no município para o Plano Municipal de Saúde 2022-2025. Para que a participação popular seja efetiva, a plenária será realizada em duas etapas, sendo a próxima no dia 4 de setembro, na Escola Estadual Geraldo Teixeira da Costa, no bairro Boa Esperança.

A Plenária é um momento importante de participação da população na definição de objetivos de médio e longo prazo para o desenvolvimento da saúde pública municipal. De acordo com a secretária de municipal de Saúde, Nádia Tomé, um dos objetivos do evento é eleger os novos conselheiros para o biênio 2021-2023, que precisa ser renovado a cada dois anos. “Mesmo com os desafios impostos pela pandemia não podemos deixar de ampliar o debate com a população as diretrizes de funcionamento do SUS local, estamos às vésperas de fechar a LDO, de finalizar as propostas do plano de ação para os próximos anos. Nosso objeto é introduzir a participação da população para proporcionar melhorias das condições de saúde no município”, explicou a secretária.

Participante da plenária, a cozinheira Neuzeli, explicou que o momento é importante para que a população tenha voz. “Essas plenárias são importantes, pois é partir delas que tiramos todas as propostas para melhoria da Saúde no município. Se a população não participar, não trazer sugestões sobre o que é importante para ela, não tem como o poder público saber das nossas necessidades, explicou Neuzeli, moradora do bairro Asteca e candidata a conselheira de saúde.

O Conselho Municipal de Saúde, em caráter permanente e deliberativo é um órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviços, profissionais de saúde e usuários; atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde local, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.