Inicio » Notícias » Santa Luzia sediará Museu da Cozinha Mineira que será instalado no Casarão da Fazenda Boa Esperança

13 de agosto de 2021

Projeto está sendo articulado por meio de uma parceria entre Prefeitura e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, Superintendência de Museus, Bibliotecas, Arquivos e Equipamentos Públicos e IEPHA-MG. Inauguração está prevista para julho de 2022

Santa Luzia é um município que se destaca pelo seu patrimônio histórico-cultural e seu povo acolhedor. Foi por essas e outras peculiaridades que o município fará uma parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo para implantação do Museu da Cozinha Mineira. A assinatura do protocolo de intenção e cooperação técnica entre o Município e o Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) para instalação do espaço aconteceu na manhã desta sexta-feira (13), no Teatro Municipal Antônio Roberto de Almeida.

O evento foi marcado pela presença do prefeito Delegado Christiano Xavier e seu vice Pastor Sérgio, do Secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira acompanhado de sua comitiva, Do subsecretário de Cultura, Maurício Canguçu e equipe da superintendência da secult, além do presidente do IEPHA, Felipe Cardoso Vale Pires, também acompanhado de sua comitiva. Para conhecimento de todos, foi feita a apresentação do pré-projeto do museu, que tem previsão para ser inaugurado na sede da Fazenda Boa Esperança em 2022.

Todo processo de instalação será feito por meio de uma parceria entre a Prefeitura e o Estado. O IEPHA será responsável por realizar um estudo sobre a cozinha mineira, que será utilizado para nortear as diretrizes do museu. “Nosso objetivo é descentralizar a cultura e direcionar verbas para os municípios para investimentos em cultura e turismo. Temos um valor para investimentos na criação do museu e a ideia é usar parte deste recurso para investir na cidade”, explicou o Secretário de Estado.

Neste primeiro momento, será montada uma comissão entre membros do IEPHA e da secretaria municipal de cultura para definir as primeiras tratativas. Concomitantemente, será finalizado o processo para iniciar o restauro da fazenda, que já possui tombamento municipal.

“A estimativa é que 75% das cidades brasileiras tenham restaurantes de comida mineira. Nossa cozinha é muito mais que alimento. É afeto, aconchego e partilha”, definiu Oliveira. “O museu projetará Santa Luzia não apenas para o Estado, como também tornará a cidade uma referência no país e até mesmo internacional. Essa é uma sexta-feira histórica para a população luziense. Estamos tratando da preservação das tradições, memória e cultura do município e, certamente, das nossas Minas Gerais. Seremos um ponto de referência da mineiridade e do afeto”, ressaltou a Secretária Municipal de Cultura, Joana Coelho.

O Prefeito destacou sobre outros projetos previstos ou em andamento no município como as obras para construção do Mercado Municipal, a restauração dos becos da cidade, a construção do mirante do Alto das Maravilhas, a restauração do prédio onde funciona o Museu Aurélio Dolabela, entre outros. “Estou muito satisfeito com tudo que temos plantado e que ainda vamos colher”, comemorou.

Na parte da tarde foi realizada uma roda de conversa conduzida pelo subsecretário de Cultura do Estado, Maurício Canguçu e pelo diretor de museus e superintendente interino de Museus, Bibliotecas, Arquivos e Equipamentos Públicos, Alexandre Milagres. A iniciativa teve como objetivo fomentar o debate com a sociedade civil no que diz respeito ao desenvolvimento e construção de políticas públicas da cidade.

Em paralelo, em companhia dos gestores da Secretaria de Estado de Cultura, Iepha-MG e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, a secretária municipal de Cultura e Turismo seguiu para o Quilombo Manzo (patrimônio imaterial do estado) para tratar sobre aspectos geológicos e climatológicos que podem ocasionar novos episódios de deslizamento de terra, assim como assuntos inerentes à conservação e preservação destas comunidades.