Inicio » Notícias » Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Santa Luzia (MG) e Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (COMPAC) se reúnem para tratar das obras de restauro dos imóveis tombados e inventariados no município; edital Viva Luzia entra na pauta

12 de abril de 2021

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Santa Luzia (SECULT) e o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (COMPAC) abriram a jornada laboral desta semana (12/04) logo cedo. O início do encontro foi marcado pela apresentação da secretária de Cultura e Turismo, Joana Coelho. “Trabalharemos de forma conjunta em prol da preservação e manutenção da história e memória do povo luziense”, enfatizou a gestora.

Na sequência, após leitura e aprovação da última ata em aberto, foi dado prosseguimento com as deliberações normativas do COMPAC, seguida pela aprovação da regulamentação do inciso IV do Art.75 da Lei Nº 3.978/2018, referente aos bens imóveis tombados ou inventariados de Santa Luzia. Na oportunidade, foi discutido o projeto de restauração do Solar Teixeira da Costa (Museu Histórico Aurélio Dolabella); as obras se iniciarão nos próximos meses de 2021.

Viva Luzia: edital de chamamento público

Durante a reunião, foram tratadas as articulações para apoio à população no que diz respeito ao edital de chamamento público “Viva Luzia”. A proposta, alusiva aos 329 anos da cidade mineira, tem como objetivo a convocação de artistas/grupos culturais para apresentação, performance e ocupação dos equipamentos públicos da cidade ao longo do ano de 2021; o “Festival Viva Luzia” será promovido no formato online. A iniciativa será viabilizada com orçamento próprio da Prefeitura de Santa Luzia e todos os selecionados serão devidamente remunerados.

As inscrições para o “Viva Luzia” irão até o dia 03/05/21, às 17h. O resultado será divulgado em 30 dias a partir da data de encerramento das inscrições.

Para participar do edital de chamamento público “Viva Luzia”, os profissionais da arte e cultura deverão preencher o formulário: “Cadastro Permanente da Cadeia Produtiva da Arte, Cultura e Turismo”; o cadastramento é um pré-requisito. A SECULT Itinerante irá auxiliar a população em ambos; confira as datas:

• 1º dia (20/04) – 09h às 12h: Praça da Juventude (Cristina B);
• 1º dia (20/04) – 13h30 às 16h30: Praça da Savassi (Palmital);
• 2º dia (22/04) – 09h às 12h: Praça Getúlio Vargas (Centro);
• 2º dia (22/04) – 13h30 às 16h30: Praça do Bom Destino (Bairro Bom Destino);
• 3º dia (27/04) – 09h às 12h: Praça da Capela do Rosário (Pinhões);
• 3º dia (27/04) – 13h30 às 16h30: Praça do Teatro São Francisco (Taquaraçu de baixo);
• 4º dia (29/04) – 09h às 12h: Praça da Capela Santo Antônio (Ribeirão da Mata);
• 4º dia (29/04) – 13h30 às 16h30: Sede da Prefeitura Municipal (Bairro Frimisa).