Inicio » Notícias » Secretário de Estado de Cultura e Turismo cumpre agenda oficial em Santa Luzia

Secretário de Estado de Cultura e Turismo cumpre agenda oficial em Santa Luzia

11 de dezembro de 2020

Na manhã desta sexta-feira (11), o Secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, esteve em Santa Luzia, junto com sua comitiva formada pela Superintendente de Bibliotecas, Museus, Arquivo Público e Equipamentos Culturais do Estado, Milena Andrade Pedrosa, o Presidente da Rede Minas, Sérgio Rodrigo Reis e o prefeito de Mário Campos, Elson da Silva Santos Júnior (Juninho). Eles foram acompanhados pelo Prefeito e Secretários, para uma visita à cidade e percorreram alguns pontos do município, como a Igreja de Nosso Senhor Bonfim – que teve seu adro recentemente restaurado e ganhou nova iluminação -, o Solar Teixeira da Costa – onde funcionava o Museu Histórico Aurélio Dolabella, a Igreja Matriz e a Prefeitura.

Durante o encontro, o secretário elogiou a restauração da Capela do Bonfim, o imponente acervo barroco da cidade e falou sobre a importância do município de Santa Luzia no contexto histórico de Minas Gerais e sua proximidade com a capital, o que facilita o turismo na região. “Estamos com um projeto em desenvolvimento para inserir Santa Luzia em um roteiro turístico. Iremos criar conexões, na Praça da Liberdade com opções de roteiro para Inhotim, Serra do Cipó, Ouro Preto e Santa Luzia”, contou. “Mas para isso, é preciso investir na promoção da cidade e estamos aqui para auxiliar nisso também”, frisou Oliveira, que disponibilizou espaço na Rede Minas para que sejam veiculados vídeos sobre a cidade e também spots na Rádio Inconfidência, ambos veículos de comunicação oficiais do Governo de Minas.

O anfitrião, Prefeito Delegado Christiano Xavier, falou sobre os diversos planos para alavancar a cultura e o turismo na cidade. “Temos um enorme potencial para explorar. Queremos avançar muito na cultura e no turismo da cidade, pois eles também trazem desenvolvimento econômico, emprego e renda”, destacou. Entre os projetos citados está o Mercado Central do município, que deve ter suas obras iniciadas ainda no primeiro semestre de 2021, a restauração do Museu Aurélio Dolabella e vários outros que estão em andamento.

Na ocasião, o prefeito assinou uma portaria e edital que abrem consulta pública para a criação de um calendário de ações, eventos e festividades – culturais e turísticas – que serão desenvolvidas no município no ano de 2021. A consulta pública segue até o dia 11 de janeiro e pela primeira vez, dará à população e seguimentos diversos, a oportunidade de opinar sobre o assunto. Após a consulta, as sugestões serão compiladas pela Secretaria e submetidas ao Conselho Municipal de Cultura, que deliberará sobre o tema.

Em sua passagem pelo Solar Teixeira da Costa, que só aguarda aprovação do projeto estrutural pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e pelo IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais) para iniciar a restauração, o Secretário de Estado reafirmou a parceria oferecida ao município e garantiu agilizar o processo para que as obras iniciem o mais breve possível, haja vista que o Município irá arcar com todos os custos da obra e o recurso já está em caixa. Além disso, Oliveira sugeriu que no local seja montado também um Museu interpretativo da cidade.

Além do prefeito, eles foram recebidos pelo vice-prefeito Pastor Sérgio, pela Procuradora Geral do Município, Patrícia Elias, o Secretário Municipal de Educação, Cultura e Turismo, Ermelindo Martins Caetano e pelas secretárias municipais de Desenvolvimento Urbano, Andrea Vacchiano e de Desenvolvimento Social e Cidadania, Ana Paiva.