Inicio » Notícias » Semana de prevenção do câncer de colo do útero

Semana de prevenção do câncer de colo do útero

7 de dezembro de 2020

Começa hoje a semana de intensificação de exames de prevenção do colo do útero. Popularmente conhecido como papanicolau, o exame é simples e rápido no qual colhe células do colo do útero para análise em laboratório. Tem como objetivo avaliar se há sinais que indiquem infecção pelo HPV, que é o vírus responsável pelo câncer de colo de útero, ou por outros microrganismos que podem ser transmitidos sexualmente.

A Secretaria Municipal de Saúde irá ofertar, nos dias 07, 08, 09, 10 e 11/12 os exames preventivos em todas as 27 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município durante o horário de funcionamento normal de cada uma. Já no dia 12/12 (sábado) será o dia D e os exames  acontecerão de 8h às 17h. As pacientes serão avaliadas pelas equipes de enfermagem e de acordo com critérios do Ministério da Saúde, poderão ter o exame de mamografia agendado.

Mulheres não fiquem fora dessa! Procure uma unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.  Consulte o horário de atendimento das unidades clicando aqui.

https://www.santaluzia.mg.gov.br/v2/index.php/saude/?p=ubs