Inicio » Notícias » Serviço de Atenção Domiciliar completa dois anos de prestação de serviços à população luziense

Serviço de Atenção Domiciliar completa dois anos de prestação de serviços à população luziense

30 de setembro de 2022

Após dois anos de implantação do Serviço de Atenção Domiciliar – SAD foram realizados mais de 18.000 atendimentos e aproximadamente 720 visitas domiciliares mensais com equipes multiprofissionais. O serviço é indicado para pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de locomoção e necessitem de cuidado mais frequente, uso de equipamentos específicos ou agregação de procedimentos de maior complexidade. Os perfis dos pacientes para atendimento no SAD são crônicos agudizados, crônicos complexos, e que necessitem de maior uso de tecnologia, com cuidados de maior intensidade e complexidade intermediárias entre hospital e Unidade Básica de Saúde.

Os profissionais realizam as visitas domiciliares com equipes compostas por fonoaudiólogo, assistente social, técnicos de enfermagem, enfermeiros, fisioterapeutas e médicos. No intuito de cumprir os objetivos do Ministério da Saúde que consistem na redução do período de permanência de usuários internados em hospitais, humanização da atenção à saúde, ampliação da autonomia do paciente e a otimização dos recursos financeiros e estruturais da Rede de Atenção à Saúde, o foco de atendimento do SAD são os pacientes em processo de desospitalização.

Morador do bairro Frimisa, o jovem Pedro Henrique Silva, de 21 anos recebe atendimento da equipe há cerca de dois anos. Ele está muito satisfeito com os serviços ofertados. “Muito bom! Os profissionais são muito atenciosos e acolhedores. Me tratam muito bem. Estou muito agradecido”, disse.

Durante as visitas são ofertados serviços assistenciais pertinentes a cada especialidade, além de procedimentos como troca de curativos (simples e complexos), administração de medicamentos, coleta de exames laboratoriais, passagem de sondas, acompanhamento pré e pós-operatório, cuidados paliativos, aspiração de secreções, cateterismo de alívio e demora, aferição de dados vitais, visita pós-óbito, entre outros.

O acesso ao SAD é feito por meio da equipe do hospital em que o usuário está internado ou ainda por meio das equipes de Saúde da Família/Atenção Básica ou da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).