Inicio » Notícias » Unidades Básicas de Saúde de Santa Luzia recebem implantação de internet de alta velocidade

22 de janeiro de 2021

Unidades já estão 100 % informatizadas e agora ganharão internet de alta velocidade

A prefeitura de Santa Luzia, por intermédio da secretaria municipal de Saúde está instalando o serviço de fibra óptica em todas as unidades básicas de saúde do município. Agora, as unidades contarão com serviço de internet de alta velocidade, que tem como objetivo dar mais agilidade aos procedimentos realizados nos postos de saúde, bem como facilitar a disponibilização das informações de prontuário eletrônico dos pacientes em tempo real às demais unidades integradas.

Com uma internet de alta qualidade, os agentes das unidades terão acesso a exames de forma facilitada, acesso ao E-SUS online e acesso ao SISCAN, sistemas que possibilitam agilidade no atendimento ao usuário, permitindo fazer o pedido de exames, como o de mamografia, por exemplo, em tempo real, cadastramento de dados dos pacientes e acesso a todas as informações de atendimentos feitos pelo paciente fora da unidade de referência, permitindo identificar o seu quadro clínico desde o primeiro atendimento até o último.

Anteriormente sem acesso à rede, algumas unidades básicas de saúde realizavam o cadastro de dados dos pacientes de forma off-line. A instalação da internet irá facilitar a efetivação do prontuário eletrônico e o registro do atendimento médico será feito em tempo real, trazendo uma grande melhoria para o trabalho dos profissionais de saúde e maior celeridade no atendimento a população. Santa Luzia foi escolhido como o município piloto para a implantação do prontuário eletrônico E-SUS em todo o território nacional, sendo que todas as atualizações e sugestões de melhoras no sistema estão sendo feitas pela cidade.

De acordo com a Secretaria de Saúde, já foi ativada a fibra óptica nas unidades dos bairros São Cosme, Alto São Cosme, Via Colégio, Tia Lita, Celso Diana, Santa Rita, Nova Conquista, Bom Jesus, Caribé e Virgem dos Pobres. As demais unidades receberão o serviço gradativamente.