Inicio » Notícias » Vacinação contra a covid-19 continua para os idosos acima de 90 anos

Vacinação contra a covid-19 continua para os idosos acima de 90 anos

10 de fevereiro de 2021

A partir desta quinta-feira (11), idosos acima de 85 anos também começam a ser imunizados

Esperança renovada. É esse o sentimento de dona Noeme, de 104 anos, que na tarde desta quarta-feira (10) recebeu a primeira dose da vacina contra a covid-19. Em sua casa e acompanhada da filha, Maria Expedita Ramos Santos, ela aguardava ansiosa a chegada das equipes de enfermagem da Unidade Básica de Saúde São Geraldo, que foram até a residência para ministrar a vacina.

Dali em diante, uma esperava que já durava quase um ano, acabou em um curto prazo de tempo. Da chegada dos profissionais que levavam a vacina até estar finalmente imunizada, não se passaram nem 10 minutos. Agora, só falta a segunda dose, em 15 dias, para enfim completar o alívio. “É uma alegria muito grande. Aguardamos muito pela vacina. Essa doença está matando muita gente e ficávamos com medo, principalmente por ela. Agora só espero que chegue a minha vez logo”, disse feliz a filha Maria Expedita, de 65 anos.

A imunização de idosos com mais de 90 começou na última terça-feira (9). Amanhã (11), começa a vacinação dos idosos com idade a partir de 85 anos. Devido a baixa disponibilidade de doses, esse público será imunizado na quinta e sexta-feira (11 e 12), na Unidade Básica de Saúde em que o idoso faz acompanhamento médico, no horário das 9h às 12h. Tão logo cheguem à cidade novos lotes do imunizante, a vacinação será ampliada.

Ainda estão sendo vacinados idosos com mais de 60 anos residentes em instituições de longa permanência, maiores de 18 anos com deficiência institucionalizados e profissionais de saúde. Também foram imunizados nos últimos dois dias profissionais da área de saúde do setor privado, porém, devido a alta procura, a vacinação desse público foi suspensa até que novas doses cheguem ao município.