Inicio » Cultura » Centro Histórico de Santa Luzia

Centro Histórico de Santa Luzia

30 de agosto de 2022

O Centro Histórico de Santa Luzia, localizado na parte alta da cidade, testemunha, material e visualmente, do desenvolvimento sócio-político e econômico do arraial em seus primeiros tempos, conservando uma fisionomia urbana típica do período colonial mineiro. Nesta área fica concentrado um significativo acervo arquitetônico e artístico, formado pelos conjuntos residenciais das ruas do Bonfim, Direita, Floriano Peixoto e Serro, destacando-se, ainda, edifícios religiosos e civis de especial interesse: Igreja Matriz de Santa Luzia, Igreja de Nossa Senhora do Rosário, Capela do Senhor do Bonfim, Casa do senador Modestino Gonçalves, Solar Teixeira da Cosa, Solar da Baronesa, Hospital São João de Deus e Instituto São Jerônimo.
O Centro Histórico foi tombado no ano de 1998 em âmbito estadual pelo Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA/MG.

Portanto, há disponíveis o Dossiê de Tombamento Municipal, Estadual e o Complemento do Tombamento Estadual.

Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

R. Direita, 408 - Centro, Santa Luzia - MG, 33010-000- Horário: 8h às 17h - Telefone: (31) 3641-4791

Prefeitura Municipal de Santa Luzia

Endereço: Avenida VIII, 50 - Carreira Comprida - Santa Luzia - MG, CEP:33045-090 - Horário: 8h às 17h - Telefone: (31) 3641-5252