Inicio » Cultura » Festa do Jubileu de Santa Luzia

30 de março de 2021

Imagem: Marco Aurélio C. Fonseca

JUBILEU DE SANTA LUZIA

A maior festa religiosa da Cidade de Santa Luzia, com proteção legislativa, através da Lei nº 3833 de 2017, que a torna constituída como Patrimônio Imaterial, acontece no Santuário Arquidiocesano Santa Luzia, local que guarda uma das maiores riquezas históricas e artísticas da região, além de ser símbolo de fé e religiosidade.

A devoção a Santa Luzia é antiga, herança da lenda religiosa que compõem a história do surgimento da cidade, e permanece viva ainda hoje já que se tornou uma tradição familiar, transmitida de geração a geração. Não por menos, a Santa protetora da visão se tornou padroeira da cidade e a festa de Santa Luzia faz parte de seu patrimônio cultural, representando a cultura, a religiosidade e as práticas desse povo.

Todos os meses, no dia 13, comemoram-se o dia votivo à Santa Luzia. As festividades se intensificam às vésperas do 13 de dezembro com 13 noites de novena, oração, penitência e devoção à padroeira, sendo que em cada celebração acontece a benção da Santa. A comunidade de Santa Luzia inicia os preparativos alguns dias antes da festa, enfeitando com flores naturais a Paróquia e, com as famosas bandeiras nas janelas, as casas dos moradores. Com o passar dos anos a comunidade de Santa Luzia foi aumentando o número de moradores e a tradição hoje se estende por toda a cidade, com as trezenas, envolvendo as capelas das comunidades do interior do município.

Com a igreja decorada e a Santa em destaque, a partir do dia 10 de dezembro, iniciam-se as Celebrações Eucarísticas especiais. Neste período as ruas e entorno da Igreja Matriz ficam repletas de fiéis de todo Brasil e de outras partes do mundo. Os devotos da Santa vem cumprir suas promessas ou fazer penitências em pedido ou agradecimento de cura dos olhos. Além de assistir às missas que ocorrem durante todo o dia, passeiam pelas ruas do Centro Histórico, consomem em barraquinhas de comidas, compram artigos religiosos relacionados à Santa e apreciam souvenirs que apresentam características e temáticas locais, tudo sempre acompanhado de queima de fogos artificiais e muita música.

Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

R. Direita, 408 - Centro, Santa Luzia - MG, 33010-000- Horário: 8h às 17h - Telefone: (31) 3641-4791

Prefeitura Municipal de Santa Luzia

Endereço: Avenida VIII, 50 - Carreira Comprida - Santa Luzia - MG, CEP:33045-090 - Horário: 8h às 17h - Telefone: (31) 3641-5252