Inicio » Cultura » Jornada do Patrimônio 2021 – Guarda de Nossa Senhora de Rosário de Pinhões (Catopê)

24 de setembro de 2021

No dia 24 de setembro de 2021, a equipe da Secretaria de Cultura e Turismo de Santa Luzia realizou uma visita técnica na residência da Sra. Maria Geralda Gonzaga Carvalho, em âmbito da 8ª Jornada do Patrimônio de Minas Gerais, para que ela pudesse falar sobre o Guarda de Nossa Senhora do Rosário (Catopê) de Pinhões, no qual ela é Rainha Perpétua, desde 2015. Ela contou que a fundação do grupo remonta o início do século XX, por volta de 1910, tendo em vista que o Congado de Pinhões foi praticado, inicialmente, pelos mestres que vieram de Macaúbas e que ensinaram suas práticas e tradições. Contudo, Dona Maria Geralda esclarece que a festa em honra a Nossa Senhora do Rosário já acontecia anteriormente em Pinhões, sendo a primeira festa realizada em 1909 sem, contudo, o Congado. Essas memórias foram contadas a ela por seu tio que foi membro da guarda entre 1934 e 2005. Ela conta que ele dizia sentir a necessidade de relatar a história da Guarda para que alguém a escrevesse e, assim, ela o fez.

Dona Maria Geralda ressalta que a devoção à Nossa Senhora do Rosário e a tradição dos festejos são as principais motivações para que se dedique à Guarda. Ela relembra com orgulho que as tradições têm sido passadas de geração em geração e que o seu bisavô foi Rei em Macaúbas, quando a festa era realizada. Ela ainda se alegra pela manutenção desta tradição e pela participação de crianças e jovens nas celebrações:

Se não tiver quem faça a festa, a gente vai ficar preocupado, porque nós nunca vamos deixar morrer

Para fazer parte da Guarda é necessário conhecer e praticar as tradições. A Guarda de Nossa Senhora do Rosário de Pinhões é uma Guarda masculina, sendo que as mulheres auxiliam nas atividades de costura e cozinha, sendo a dança restrita aos homens.

Ela finaliza dizendo que a pandemia impactou as ações do grupo, já que a Igreja ficou fechada durante um longo período, retomando as atividades de maneira paulatina.

Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

R. Direita, 408 - Centro, Santa Luzia - MG, 33010-000- Horário: 8h às 17h - Telefone: (31) 3641-4791

Prefeitura Municipal de Santa Luzia

Endereço: Avenida VIII, 50 - Carreira Comprida - Santa Luzia - MG, CEP:33045-090 - Horário: 8h às 17h - Telefone: (31) 3641-5252