Inicio » Cultura » Jornada do Patrimônio 2021

Jornada do Patrimônio 2021

22 de setembro de 2021

 

Jornada do Patrimônio 2021 “Caminhos do Patrimônio: contemporaneidade e novos horizontes

“Congados de Santa Luzia: conhecendo espaços e pessoas”

A Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA/MG. Esta jornada é organizada bienalmente em anos impares com o intuito de mobilizar os municípios e os agentes culturais para realização de atividades que promovam a valorização e preservação do patrimônio cultural, incentivando a troca de experiências e promovendo o intercâmbio de conhecimentos.

Desta forma, a Jornada do Patrimônio Cultural se apresenta como instrumento de incentivo à promoção de ações educativas e de difusão do patrimônio cultural, de acordo com a temática assumida pelo evento em cada ano. Na edição de 2021, a Jornada apresenta o tema “Caminhos do Patrimônio: contemporaneidade e novos horizontes”, em comemoração ao Dia do Patrimônio Cultural, aos 50 anos do IEPHA/MG e aos 25 anos do ICMS Patrimônio Cultural. Nesta edição, a Jornada propõe ações educativas e de difusão do patrimônio cultural que promovam reflexões sobre a trajetória das políticas públicas do patrimônio cultural, novos patrimônios, novas tecnologias e lugares de memória.

Com o tema em mente, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Santa Luzia, por intermédio do Laboratório Patrimônio Cultural, escolheu como sub-tema “Congados de Santa Luzia: conhecendo espaços e pessoas” irá visitar as Guardas de Congado presentes em Santa Luzia. Assim, iremos dialogar com os detentores da tradição dos congados do município, tanto sobre as festas que remontam a colonização do Brasil quanto sobre o dia a dia e os percalços que as guardas passaram e passam para manter esse patrimônio vivo. Em Santa Luzia, há quatro guardas: Guarda de Moçambique de Nossa Senhora da Guia, no bairro Asteca; Guarda de Congo de São Benedito, no bairro Londrina; Guarda de Congo do Divino Espírito Santo de Nossa Senhora do Rosário e Guarda de Catopé de Nossa Senhora do Rosário, ambas em Pinhões.

Com estas visitas pretendemos abrir um dialogo destes grupos com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, para não apenas registrar as suas memórias, compreender a dinâmica e as permanências da tradição do congado, mas também refletir sobre as mudanças e paradigmas presentes do dia a dia, bem como os impactos da pandemia em relação a estes grupos. Além disso, criar metodologias futuras através do resultado dessas ações, para que, possamos cada vez dar mais visibilidade ao Congado de Santa Luzia.


Voltar

Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

R. Direita, 408 - Centro, Santa Luzia - MG, 33010-000- Horário: 8h às 17h - Telefone: (31) 3641-4791

Prefeitura Municipal de Santa Luzia


Endereço: Avenida VIII, 50 - Carreira Comprida - Santa Luzia - MG, CEP:33045-090 - Horário: 8h às 17h - Telefone: (31) 3641-5252