Inicio » Cultura » Museu Histórico Aurélio Dolabella – MHAD

18 de março de 2021

Imagem: Regina Laura de Souza, ago. 2017

SOLAR TEIXEIRA DA COSTA – MUSEU HISTÓRICO AURÉLIO DOLABELLA

O casarão colonial (Solar Teixeira da Costa) erguido em meados do século XVIII e adquirido pelos Barões de Santa Luzia, no ano de 1840, funcionava como casa de São João de Deus, uma das fontes de renda para o hospital que tinha o mesmo nome e que foi fundado pelos barões. Durante a Revolução Liberal, em 1842, serviu de quartel general das tropas revolucionárias, comandadas por Teófilo Otoni. No final do século XIX, foi adquirido pelo senador estadual Manoel Teixeira da Costa para a residência de sua família, criando repercussão em todo o Vale do Rio das Velhas como um salão de importantes decisões políticas.

Por seu grande valor histórico, foi tombado pelo IPHAN em 1950, em seguida pelo IEPHA e também pelo município. A edificação destaca-se por sua imponência e pela ambientação privilegiada do ponto de vista da Rua Direita e Rua do Serro, com seu conjunto arquitetônico com vários casarões de arquitetura estilo barroco. Foi implantado no alinhamento e com divisa a um comércio, tendo um térreo, um subsolo e o quintal com a existência de algumas árvores frutíferas, ornamentais e arbustos onde abriga uma praça, lugar de convivência social.

O Museu Histórico Aurélio Dolabella foi criado em 28 de dezembro de 1972 com o objetivo de expor e preservar o acervo que vinha sendo recolhido, ao longo dos anos, pelo Santuário de Santa Luzia e pela Prefeitura Municipal de Santa Luzia. O museu tem como patrono Aurélio Dolabella, colecionador de peças e objetos historicos e responsável pela montagem do primeiro museu da cidade, em sua residência, no início do século XX. Figura ilustre da cidade, o patrono foi reconhecido como guardião da história de Santa Luzia. Em 1992, o Solar Teixeira da Costa foi comprado pela municipalidade para abrigar a Casa de Cultura e Museu Histórico Aurélio Dolabella.

O acervo do Museu reúne hoje mobiliário, louças, vestuário, ofícios, incluindo peças do cotidiano dos séculos XVIII, XIX e XX.  É um importante e significativo retrato das famílias da cidade, sendo muitas das peças originárias de doação dos luzienses. Destaque também para os objetos litúrgicos pertencentes à cidade, cujo valor, quer o de traço propriamente artístico ou de cunho histórico, faz entrever, em sua extensão e peculiaridades, os aspectos essenciais das manifestações da nossa sociedade, de seus valores e modo de viver. Além das peças que contam a história de Santa Luzia, o museu abriga um importante acervo de partituras musicais, fonte obrigatória de consulta para os pesquisadores da música colonial mineira do século XVIII.

Fonte: Memorial Descritivo do Projeto de Restauração do Solar Teixeira da Costa

Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

R. Direita, 408 - Centro, Santa Luzia - MG, 33010-000- Horário: 8h às 17h - Telefone: (31) 3641-4791

Prefeitura Municipal de Santa Luzia