Inicio » Cultura » O que é Cultura?

O que é Cultura?

23 de agosto de 2021

CULTURA

Cultura é uma rede de compartilhamento de símbolos, significados e valores de um grupo ou sociedade. Pode ser compreendida como comportamentos, tradições e conhecimentos de um determinado grupo social, incluindo a língua, as comidas típicas, as crenças, as artes, as vestimentas, as formas de aprendizado, a organização do trabalho.

Por exemplo: aqui no Brasil, se comparados com os outros países, somos vistos como um povo caloroso, com uma tradição cristã mais arraigada, o país do samba e do futebol, cuja trajetória de mistura com vários povos trouxe riqueza simbólica. Já se formos olhar para dentro do nosso vasto território, estamos divididos em estados, onde o gaúcho toma chimarrão e o mineiro é procurado pela sua culinária do queijo e do leite; e dentro de cada estado existem as cidades, e dentro destas as comunidades, associações, que aumentam em muito as especificidades.

No sentido mais amplo, cultura é toda a produção do ser humano, e a forma como ele interage com a natureza, ou o meio em que vive. No âmbito individual, o conceito de cultura abrange aprender a sabedoria acumulada do passado, ou seja, compreender a relação de si mesmo para com a história.


Voltar

Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

R. Direita, 408 - Centro, Santa Luzia - MG, 33010-000- Horário: 8h às 17h - Telefone: (31) 3641-4791

Prefeitura Municipal de Santa Luzia


Endereço: Avenida VIII, 50 - Carreira Comprida - Santa Luzia - MG, CEP:33045-090 - Horário: 8h às 17h - Telefone: (31) 3641-5252