Inicio » Cultura » O que é Inventário de Bem Material e Imaterial?

O que é Inventário de Bem Material e Imaterial?

27 de agosto de 2021

INVENTÁRIO DE BEM MATERIAL E IMATERIAL

Inventário é o instrumento de identificação das diversas manifestações culturais e bens de interesse de preservação. É um levantamento que se faz sobre o bem em questão, que na esfera patrimonial, justifique a sua proteção e permanência. Os bens materiais são aqueles tangíveis, ou seja, palpáveis, que possuem corpo, forma, matéria. Pode ser uma casa, uma fazenda, uma gruta, um quadro, uma roupa.

Os bens imateriais são os intangíveis, aqueles que não possuem matéria, e por isso não podem ser tocados. Como exemplo, podemos citar uma festa, que tem os elementos que a compõe, mas não pode em si mesma ser vista, carregada; A partir disso, podemos concluir que inventário de bens materiais ou imateriais é o que subsidia as políticas de preservação do patrimônio cultural.

Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

R. Direita, 408 - Centro, Santa Luzia - MG, 33010-000- Horário: 8h às 17h - Telefone: (31) 3641-4791

Prefeitura Municipal de Santa Luzia

Endereço: Avenida VIII, 50 - Carreira Comprida - Santa Luzia - MG, CEP:33045-090 - Horário: 8h às 17h - Telefone: (31) 3641-5252