Inicio » Cultura » O que é Patrimônio Cultural?

O que é Patrimônio Cultural?

24 de agosto de 2021

PATRIMÔNIO CULTURAL

É o conjunto de valores culturais importantes para uma comunidade. Tudo aquilo que remonta à sua permanência, sua história e sua relevância mesmo que local pode compor o que será tido por patrimônio.

Dentro desse conceito estão os bens móveis e os imóveis, e os instrumentos pelos quais estes bens estarão resguardados: o tombamento, o registro e o inventário. Não são somente os monumentos antigos, grandes, famosos que podem ser considerados patrimônio cultural; uma casinha simples, que foi construída na formação de um bairro, ou uma festa ou comida tradicional de uma região podem compor esse escopo.

O que importa é que sejam significativos para as pessoas. Para que um bem seja considerado patrimônio, é preciso que haja um impulso público no sentido de mostrar o seu valor cultural, valor esse consolidado no tempo, e não mera opinião passageira. Quando conhecemos o patrimônio cultural da nossa cidade, enxergamos nela uma extensão da nossa própria casa, e por isso cuidamos mais dela.

Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

R. Direita, 408 - Centro, Santa Luzia - MG, 33010-000- Horário: 8h às 17h - Telefone: (31) 3641-4791

Prefeitura Municipal de Santa Luzia

Endereço: Avenida VIII, 50 - Carreira Comprida - Santa Luzia - MG, CEP:33045-090 - Horário: 8h às 17h - Telefone: (31) 3641-5252