Inicio » Cultura » O que é Patrimônio Histórico?

O que é Patrimônio Histórico?

30 de agosto de 2021

PATRIMÔNIO HISTÓRICO

São todos os bens naturais ou históricos que foram construídos ou preservados ao longo do tempo. Podem ser de natureza material ou natural, desde que componham parte da trajetória de um povo, e remontem à memória local, nacional, ou mesmo mundial, e tenham excepcional valor arqueológico, etnográfico, bibliográfico ou artístico.
No Brasil, quem cuida do Patrimônio Histórico é o IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional; podemos citar como exemplo a cidade de Ouro Preto, que guarda marcas da época colonial e imperial, bem como o fausto da época do ouro em Minas Gerais.
Existem também os patrimônios mundiais, sob a tutela da UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. No plano regional é importante que essas discussões possam ser postas em relevo, suscitando a atenção de seus habitantes para a peculiaridade de cada lugar.

Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

R. Direita, 408 - Centro, Santa Luzia - MG, 33010-000- Horário: 8h às 17h - Telefone: (31) 3641-4791

Prefeitura Municipal de Santa Luzia

Endereço: Avenida VIII, 50 - Carreira Comprida - Santa Luzia - MG, CEP:33045-090 - Horário: 8h às 17h - Telefone: (31) 3641-5252