Inicio » Cultura » O que é Sítio Histórico?

O que é Sítio Histórico?

1 de setembro de 2021

Centro de Recife – Fonte: A. Junior

SÍTIO HISTÓRICO

É a designação que uma determinada área possui em razão do seu significado histórico. Aqui em Minas Gerais temos cadastrados no IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) 20 municípios que contém Sítios Históricos Urbanos Nacionais e Conjuntos Urbanos de Monumentos Nacionais.

Em Santa Luzia, por exemplo, temos a Igreja Matriz de Santa Luzia, o Mosteiro de Macaúbas, e o Museu Aurélio Dolabella. Esses sítios apontam para a atividade humana no passado, e são objetos de estudo a nós, do presente.

Assim como pesquisamos a respeito deles, daqui a alguns anos, ou daqui a muitos anos, aqueles que estarão vivendo encontrarão construções que nos serviram de casas, igrejas, mercados, ruas, lugares de lazer, entre outros, e estabelecerão relação parecida de investigação com elas, sendo que estas informações comporão o conjunto de sítios históricos nacionais e regionais que estiverem sido protegidos até lá.

Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

R. Direita, 408 - Centro, Santa Luzia - MG, 33010-000- Horário: 8h às 17h - Telefone: (31) 3641-4791

Prefeitura Municipal de Santa Luzia

Endereço: Avenida VIII, 50 - Carreira Comprida - Santa Luzia - MG, CEP:33045-090 - Horário: 8h às 17h - Telefone: (31) 3641-5252