Inicio » Cultura » Solar da Baronesa

Solar da Baronesa

26 de março de 2021

Imagem: Marco Aurélio C. Fonseca

 

O Sobrado colonial construído entre o final do século XVIII do XIX pelos barões de Santa Luzia Manuel Ribeiro Viana e Maria Alexandrina de Almeida Viana. Foram fundadores do Hospital de São João de Deus e do Teatro. É a maior construção civil do centro histórico. O casarão é de extrema relevância histórica e arquitetônica, tem características que o difere dos outros daquela época. É um dos mais belos casarões do centro histórico, e ostenta três pavimentos de grandes dimensões. No seu interior encontram-se elementos construtivos e decorativos coloniais, como um oratório do período do rococó consagrado a Nossa Senhora das Dores, forros em esteira ao estilo Asteca. Destaca também, um armário com policromia e exemplares de louça inglesa de azul pombinha.
Há uma promessa de que será a sede do Museu da Mulher Mineira. Hoje, a edificação funciona como sede para a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, como centro cultural para a promoção de oficinas culturais.

É aberta à visitação.
Endereço: Rua Direita, 408. Centro Histórico
Horário: Seg. à Sex. – 8h às 17h


Voltar

Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

R. Direita, 408 - Centro, Santa Luzia - MG, 33010-000- Horário: 8h às 17h - Telefone: (31) 3641-4791

Prefeitura Municipal de Santa Luzia


Endereço: Avenida VIII, 50 - Carreira Comprida - Santa Luzia - MG, CEP:33045-090 - Horário: 8h às 17h - Telefone: (31) 3641-5858