Inicio » Cultura » Teatro Rural Francisco de Assis

30 de março de 2021

Imagem: Arquivo SECULT

TEATRO RURAL SÃO FRANCISCO DE ASSIS

O teatro rural São Francisco é um antigo curral que foi transformado em teatro pelo Sr. José Lobo, no século XX. Seu nome é homenagem ao padroeiro de Taquaraçu de Baixo, onde está localizado o teatro. É uma edificação simples e rústica, com capacidade para cerca de 150 pessoas. Possui bancos de madeira e uma leve inclinação que garante boa visibilidade para a plateia. Segundo pesquisas históricas, o teatro de Taquaraçu de Baixo é um dos únicos exemplares do mundo que apresenta características rurais. Por meio do Decreto nº 2.131/2008, o Teatro São Francisco foi tombado em nível municipal, passando a integrar oficialmente o patrimônio cultural da cidade de Santa Luzia. A comunidade de Taquaraçu de Baixo mantém seu ambiente rural, com diversas áreas de fazendas e agricultores familiares.
No entanto, o que mais chama atenção é o fato da comunidade fazer teatro no meio do mato à cerca de 80 anos. São quatro gerações de atores, escritores, artistas que vem sustentando esta história de amor com o teatro. Atualmente, a comunidade conta com aproximadamente 120 famílias.
Endereço: Taquaraçu de Baixo, MG 020.

Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

R. Direita, 408 - Centro, Santa Luzia - MG, 33010-000- Horário: 8h às 17h - Telefone: (31) 3641-4791

Prefeitura Municipal de Santa Luzia

Endereço: Avenida VIII, 50 - Carreira Comprida - Santa Luzia - MG, CEP:33045-090 - Horário: 8h às 17h - Telefone: (31) 3641-5252