Inicio » Notícias » Inaugurado trecho da Ciclovia Alan Bosco Ribas, na Avenida Frimisa

Inaugurado trecho da Ciclovia Alan Bosco Ribas, na Avenida Frimisa

26 de março de 2022

Buscando incentivar ainda mais a prática esportiva na cidade e garantir a segurança dos ciclistas luzienses, a Prefeitura de Santa Luzia inaugurou neste sábado (26), a pedra fundamental e a conclusão do trecho de 900 metros da ciclovia Alan Bosco Ribas, que começa na Avenida Frimisa e segue na Avenida Brasília. O evento aconteceu no mirante do Córrego Poderoso, mais um espaço que foi todo criado, modelado, estruturado e decorado com placas com frases motivacionais, bancos e paisagismo, um ponto ideal para encontro dos ciclistas e pedestres da cidade. 

A ciclovia é um projeto da Prefeitura que, em conversa com os ciclistas da cidade, formulou o espaço para melhor atender a população. O trecho finalizado nesta primeira etapa da obra inicia no Trevo da Mangueira, na entrada do bairro Frimisa e vai até as proximidades do bairro Duquesa 2, mas o projeto ainda prevê a construção de cerca de 8km de ciclovia, passando pela avenida Brasília e ligando ao Parque Linear, na Avenida Senhor do Bonfim. As passarelas para ciclistas nas três pontes localizadas no trecho deverão ser instaladas em breve. 

O acesso garantirá mais segurança e mobilidade, como acredita a ciclista Margareth Cristina. “Aumenta muito a segurança, pois andar entre os carros é sempre um risco”, afirma. Sua irmã e companheira de “pedal” Adriana Fernandes concorda. “Precisamos de mais empatia dos motoristas. Isso é muito importante. Quem está andando nas bicicletas são pais, mães, trabalhadores”, reforça. Elas ainda destacaram a questão da sustentabilidade, pois as bicicletas são um meio de transporte sustentável em contraponto aos veículos que utilizam combustíveis fósseis. 

A inauguração contou com a presença de autoridades do município, grupos de ciclistas (Pebalácticos, Giro Maluco, MTB Santa Luzia e Pedal Maluco Só Lote Caro), além da família de Alan Bosco Ribas, que dá nome à ciclovia e faleceu vítima de um atropelamento na Avenida Cristiano Machado enquanto andava de bicicleta no ano passado.