Inicio » Notícias » Prefeitura realiza ações de conscientização e prevenção pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes celebrado em 18 de maio

17 de maio de 2021

A Prefeitura de Santa Luzia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania realizará durante toda a semana nos equipamentos da Assistência Social – CREAS/CRAS Sede, CRAS Bom Destino e CRAS São Benedito, ações de conscientização e prevenção em celebração ao dia 18 de maio – Dia do Combate ao abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. As ações fazem parte da Campanha “Faça Bonito”, do Governo Federal, que tem como objetivo destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Entre os dias 17 e 21 de maio, serão realizadas pelo município, ações com o objetivo de proporcionar reflexões sobre o assunto, bem como a importância de todos serem agentes de proteção quando for identificado algum sinal de abuso ou exploração sexual de crianças ou adolescentes, levando a comunidade a entender que esta causa precisa ser um compromisso coletivo, de cuidar, para que as crianças e adolescentes tenha uma vida plena, com direitos ao desenvolvimento saudável, sem violência e rupturas de vínculos.

Mesmo com a pandemia da Covid-19, os serviços de proteção à Criança e ao Adolescente no município continuam funcionando, seguindo todas as orientações e recomendações do Ministério da Cidadania e do Ministério da Saúde. A unidade de referência de atendimento a esse público é o CREAS – Centro de Referência de Assistência Social, que funciona das 8h às 17h, localizado na Rua Paraná, 520 – São Benedito, telefone: 3637-1824. Também é importante lembrar que contamos com os Conselhos Tutelares – Sede (3641 -5311) e Distrito (3637- 4655).

Confira o cronograma com as atividades a serem realizadas:

2ª feira – 09h “Roda de Conversa com as mães e adolescentes de Medida Sócio-Educativa” CREAS – RUA PARANÁ, Nº 520 – CREAS.
14 h – Teatro de Fantoches com crianças e Mini Palestra com pais e responsáveis. CRAS Sede – Fazenda Boa Esperança.

3ª feira –8h30 – Abordagem aos usuários do PSF São Cosme, com entrega de cartilha e teatro de Fantoches.
09h – Blitz Educativa na Avenida Brasília esquina com a Rua Alvorada, distribuição de informativo e de algodão doce.
09h – Blitz Educativa no Semáforo da Avenida Brasília. Avenida Brasília, esquina com o supermercado Parnaíba.
09h – Blitz Educativa no Semáforo da Avenida Nossa Senhora do Carmo.
10h – Blitz Educativa na Praça dos Carvalhos, próximo a drogaria Lucena.
10h – Abordagem aos usuários do PSF Palmital, com entrega de cartilha e teatro de Fantoches.
11h – Blitz no Sinal em frente ao CRAS São Benedito. Entrega de Cartilha educativa no local. Avenida Brasília, no Semáforo em frente ao CRAS São Benedito. CRAS São Benedito.
14h – Teatro de Fantoches com crianças – CRAS São Benedito – Avenida Brasília CRAS São Benedito
14h – Roda de Conversa – Abordagem dos familiares das crianças que estarão no teatro e produção de conteúdo (desenho) pelas crianças e criação de mural. – CRAS São Benedito –
14h – Roda de Conversa com Familiares – No CRAS Bom Destino,

4ª feira – 14h – Teatro de Fantoches com crianças e Mini Palestra com pais e responsáveis.

5ª feira – 9h – Roda de conversa com famílias do PETI – CREAS

6ª feira – 10h – Teatro de Fantoches com crianças e Mini Palestra com pais e responsáveis. CRAS Sede, na Fazenda boa esperança.
15h- Roda de Conversa na Casa de Acolhimento.