Inicio » Notícias » Prefeitura comemora aniversário da cidade em grande estilo

Prefeitura comemora aniversário da cidade em grande estilo

19 de março de 2019

Na noite da última segunda-feira (18), a Prefeitura de Santa Luzia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promoveu uma bela festa para comemorar os 327 anos do município. O prefeito Delegado Christiano Xavier recepcionou as autoridades, convidados e agraciados com a Comenda Antônio de Castro e Silva (Comenda Castrinho), uma das condecorações mais importantes do município, concedida à pessoas que contribuem com o crescimento da cidade no meio da saúde, educação e cultura.
As festividades começaram com uma missa celebrada na Igreja Matriz, presidida pelo pároco Felipe Queiroz. Em seguida, em um grande palco diante de centenas de pessoas, foram entregues as medalhas aos agraciados: o Deputado Federal Diego Andrade, o restaurador Rogério Narciso e o Secretário Municipal de Educação Ermelindo Martins Caetano.
Neste ano, a administração inovou, ao promover o evento em praça pública, com a presença da população. A entrega da comenda era sempre realizada em ambiente fechado, apenas para poucos convidados. “É um privilégio fazer parte desta celebração com todos vocês. É uma honra poder servir ao nosso povo, nossa cidade. Mesmo tendo pouco mais de oito meses de governo, e com todas as dificuldades, temos feito muito para construir uma cidade cada vez melhor para se viver”, disse o prefeito.
“É uma alegria muito grande receber essa homenagem. Tenho muito carinho pela cidade e sou agradecido pela confiança depositada em mim. Mesmo com toda crise, temos trabalhado para trazer recursos para Santa Luzia. Já conseguimos emendas para tirar mais de 500 pessoas da fila de cirurgia de cataratas. Levamos o prefeito e vereadores em Brasília para viabilizarem recursos para reparar os estragos causados pelas chuvas do final do ano, viabilizamos emendas para a saúde, para o esporte e para o meio ambiente. Estou muito feliz e agora sigo motivado para Brasília, para conseguir mais verbas para o município”, disse o deputado federal Diego Andrade.
Outro homenageado, o Secretário Municipal de Educação destacou que a condecoração não é apenas para ele, mas sim para toda sua equipe. “Essa medalha é de todos os profissionais da educação, que dia após dia se dedicam para fazer uma educação de qualidade no município de Santa Luzia. O agraciado não sou eu, são aqueles que promovem a educação pública em Santa Luzia”, destacou Ermelindo.
O técnico em conservação e restauro, Rogério Narciso atua no Instituto Yara Tupinambá e hoje trabalha na recuperação do muro de adobe do Mosteiro de Macaúbas e do Museu Aurélio Dolabela. “Estou muito emocionado e feliz. A área de restauração e patrimônio cultural é bastante defasada, então para mim, que trabalho com restauração há 25 anos, receber um prêmio desses, em minha cidade, é de um valor muito grande”, comemora.
“Agradeço a cada um dos agraciados, pelo trabalho comprometido que vêm realizando para o crescimento e melhoria do município de Santa Luzia”, finalizou o chefe do Executivo. E para encerar a noite, após a entrega das comendas, aconteceu uma bela apresentação da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar e do Coral Mater Ecclesiae.