Ouvidor Geral : Luiz Carlos Batista Microni
Caso você queira solicitar informações, dar sugestões, fazer elogios, reclamações ou denúncias, e ainda, verificar o andamento da sua manifestação, fale com a Ouvidoria pelo Fala.BR :
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INFORMAÇÕES GERAIS DA OUVIDORIA GERAL
A ouvidoria Geral de Santa Luzia foi criada pela Lei nº 4.096, de 01 de julho de 2019. com finalidade de realizar a interlocução entre o Poder Executivo Municipal e a sociedade, constituindo-se um canal aberto para o recebimento de solicitações, pedidos de informações, reclamações, sugestões e quaisquer outros encaminhamentos da sociedade, desde que relacionados à Prefeitura de Santa Luzia. É diretamente subordinada à Secretaria de Governo.
Relatório anual 2023 da Ouvidoria Geral do Município
Relatório satisfação de usuários dos Serviços 2023
Relatório anual 2022 da Ouvidoria Geral do Município
SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS
Se você procura informações de questões como Tapa buraco, sinalização de vias, programas de assistência, castração, poda de árvore etc, você está querendo solicitar um serviço!
Eles devem ser solicitados diretamente às Secretarias. Na Carta de Serviços (link abaixo) é possível ver todas as Secretarias, quais são os serviços que ela oferecem e como solicitar.
ACESSO À INFORMAÇÃO
O acesso às informações públicas, garantido pela Lei nº 12.527/2011, denominada Lei de Acesso à Informação (LAI) foi regulamentada em âmbito municipal pelo Decreto nº 3.457/2019 , é oferecido ao cidadão através da transparência ativa e a passiva.
Perguntas e Respostas
Relatório Estatístico do e-Sic
Perguntas Frequentes – Acesso a informação
Informações Classificadas:
Não houve em 2021, classificações, desclassificações ou revisões de classificações de sigilo nos documentos institucionais da Prefeitura Municipal de Santa Luzia.
Transparência Ativa:
São os dados obrigatoriamente divulgados pela Prefeitura. Citamos especialmente:
Outras informações podem ser conseguidas diretamente nas páginas das Secretarias.
Transparência Passiva.
Caso as informações não estejam disponíveis, é possível ao cidadão abrir uma solicitação de acesso à informação, clicando na figura abaixo e acessando o módulo de Acesso à Informação do sistema Fala.BR .
DENÚNCIAS, SUGESTÕES, ELOGIOS E RECLAMAÇÕES
Podem ser feitas por qualquer pessoa no sistema Fala.BR . As respostas devem ser dadas em 30 (trinta) dias prorrogáveis por mais 30 (trinta) mediante justificativa.
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PERGUNTAS FREQUENTES
O que é uma ouvidoria?
A ouvidoria recebe as manifestações dos cidadãos, analisa, orienta, encaminha às áreas responsáveis pelo tratamento ou apuração, responde ao manifestante e conclui a manifestação.
A ouvidoria é um canal para você apresentar sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias. No serviço público, a ouvidoria é uma “ponte” entre você e a Gestão Municipal.
O que o ouvidor faz?
Propõe ações para melhorar o desempenho dos procedimentos administrativos com base nas manifestações apresentadas à Ouvidoria. O ouvidor atua com autonomia, imparcialidade e justiça.
A quem está subordinada a Ouvidoria Municipal de Santa Luzia?
É diretamente ligada à Secretaria de Governo municipal.
O que é uma manifestação?
A manifestação é uma forma de o cidadão expressar para a ouvidoria seus anseios, angústias, dúvidas, opiniões e sua satisfação com um atendimento ou serviço recebido. Assim, pode auxiliar o Poder Público a aprimorar a gestão de políticas e serviços, ou a combater a prática de atos ilícitos.
Quais são os tipos de manifestação?
SUGESTÃO: proposição de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento de políticas e serviços prestados pela Prefeitura;
ELOGIO: demonstração ou reconhecimento ou satisfação sobre o serviço oferecido ou atendimento recebido;
SOLICITAÇÃO: requerimento de adoção de providência por parte da Prefeitura;
RECLAMAÇÃO: demonstração de insatisfação relativa a serviço público; e
DENÚNCIA: comunicação de prática de ato ilícito cuja solução dependa da atuação de órgão de controle interno ou externo.
PEDIDO DE ACESSO À INFORMAÇÃO: Se você quer ter acesso à informação pública.
Quem pode se manifestar?
Qualquer pessoa, física ou jurídica
Como posso fazer uma manifestação? Quais os canais para o registro de uma manifestação na Ouvidoria?
A manifestação pode ser feita de forma presencial, pela Internet, por carta, ou por telefone, a depender das disponibilidades da ouvidoria e das necessidades do usuário.
Portal da Ouvidoria: Fala.BR
E-mail: ouvidoria@santaluzia.mg.gov.br
Central de atendimento 156 (Se você estiver nos limites do município de Santa Luzia ou fora da cidade).
Watts : 31 3641.5271
Atendimento Presencial: Av. VIII, 50 – Carreira Comprida, Santa Luzia – MG
De Segunda a Sexta de 8:15h às 16:40h.
Postal: À Ouvidoria Municipal de Santa Luzia. Endereço: Avenida VIII, 50 – Carreira Comprida
CEP: 33045-090 – Santa Luzia – MG,
Posso fazer uma manifestação de forma anônima?
Sim. É possível registrar manifestação de forma anônima. No entanto, a identificação é importante para que você receba uma resposta. Além disso, você pode se identificar e solicitar que seus dados sejam mantidos em sigilo.
Quais as garantias de proteção à minha identidade?
Por força da Lei nº 12.527/11 (Lei de Acesso à Informação) e Lei 13.460/2017 (código de defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos), os órgãos e entidades públicas devem proteger suas informações pessoais, restringindo o acesso a quaisquer dados relativos à intimidade, vida privada, honra e imagem, a não ser que você autorize expressamente o acesso a estas informações.
O que acontece com minha manifestação após o registro?
Quando você registra a manifestação, é feita uma avaliação do caso para identificar a melhor forma de tratá-lo:
A ouvidoria poderá responder sua manifestação; solicitar que você a complemente; prestar orientações; encaminhar para a unidade interna responsável por resolver a questão ou poderá também encaminhar para outro órgão/entidade, dependendo do caso.
Qual o prazo para receber a resposta?
O prazo para resposta é de 30 (trinta) dias, prorrogável por mais 30 (trinta) dias, mediante justificativa.
É possível imprimir todo o conteúdo de uma manifestação?
Sim.
Como acompanhar o andamento da minha manifestação ou ver a resposta da minha manifestação?
Acesse o sistema e clique em Consultar manifestação. Informe seu e e-mail. O sistema apresentará a lista das suas manifestações já realizadas. Clique em detalhar para visualizar o andamento da manifestação.
É possível alterar minha manifestação depois que foi enviada?
Não é possível alterar a sua manifestação após o envio. Porém, se a ouvidoria solicitar uma complementação, você poderá complementar sua manifestação, oferecendo informações e/ ou anexos adicionais. Para isso, é necessário acessar o sistema, detalhar sua manifestação e clicar em “Complementar”.
Denúncia:
Posso denunciar vários fatos em uma só denúncia?
Sim. No entanto, a fim de agilizar as apurações é aconselhável que sejam registradas manifestações para cada fato/ área temática denunciada (saúde, educação, cultura entre outros).
Eu, servidor público, serei penalizado por fazer uma denúncia?
Não. O servidor não pode ser penalizado por informar sobre a prática de crimes ou improbidade de que tenha conhecimento à autoridade competente, de acordo com o artigo 126-A, da Lei nº 8.112/90.
Posso desistir de denúncia feita por mim? O que devo fazer?
Sim. Você poderá enviar uma nova manifestação, mencionando o número de protocolo da denúncia – exemplo: 00106.000XXX/2015-XX), informando da sua desistência.
No entanto, o órgão poderá utilizar de tais informações, caso entenda relevante, preservando a identidade do denunciante.
A Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS) é o setor responsável por receber reclamações, denúncias, sugestões, elogios e demais manifestações dos cidadãos quanto aos serviços e atendimentos prestados pelo SUS. Tem como objetivo principal garantir e ampliar o acesso do cidadão na busca efetiva de seus direitos, atuando enquanto ferramenta de gestão e instrumento de fortalecimento do controle social.
Como falar com a Ouvidoria do SUS de Santa Luzia?
A Ouvidoria-Geral do SUS disponibiliza os seguintes canais:
• Telefone – 136 (ligação gratuita), Internet: Formulário Web (http://ouvidor.saude.gov.br/) ou presencialmente na Secretaria Municipal de Saúde.
Para consultar as manifestações registradas: (https://ouvidor.saude.gov.br)
Praça Acácia Nunes da Costa, n° 62, Bairro Frimisa, CEP 33.045-090 – Santa Luzia/MG. (endereço)
08:00h as 17:00h (horário de funcionamento)
ouvidoriagcm@santaluzia.mg.gov.br (e-mail)
(31) 3641-6130 (telefone)
Luiz Carlos Batista Microni, casado, bacharel em direito, ex-gerente de operações , junto à SECRETARIA DE GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS , anos : 2015 – 2017, especialista em mediações de conflitos, munícipe há 37 anos. METAS E FILOSOFIA DE TRABALHO: criar dinâmicas e processos a fim de simplificar às necessidades do usuário e servidor.