Inicio » Notícias » Prefeitura promove ação preventiva no bairro Córrego Frio

Prefeitura promove ação preventiva no bairro Córrego Frio

21 de setembro de 2019

Medida foi tomada depois de confirmação da presença de bactéria causadora da Febre Maculosa

Na manhã deste sábado (21), equipes da Coordenadoria de Controle em Zoonoses, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, realizaram um trabalho de borrifação e orientação em residências do bairro Córrego Frio, onde nesta semana foi confirmada a presença da bactéria Rickettsia rickettsii – causadora da Febre Maculosa. A análise foi feita em um carrapato depois do registro de um caso suspeito na região.

Durante toda a manhã, a veterinária Viviane Moreira e os agentes de combate à endemias visitavam as casas próximas ao local onde foi encontrado o foco transmissor para  fazer o trabalho de desinfecção e orientar os moradores sobre as medidas a serem tomadas para evitar a doença.

“Assim que tivemos a confirmação da presença da bactéria traçamos as ações a serem desenvolvidas aqui na localidade. Hoje estamos orientando os moradores sobre os cuidados que devem ser tomados no dia a dia, tanto com animais domésticos quanto com equinos e estamos fazendo a borrifição, principalmente nas casas mais próximas de onde encontramos o carrapato positivo”, explica.

Segundo a veterinária, os moradores também estão sendo orientados para o caso de serem picados por algum carrapato. “Eles devem observar os sintomas dentro do período de 14 dias. Se apresentarem febre, dor de cabeça e manchas pelo corpo devem procurar imediatamente uma unidade de saúde, informar sobre a picada e que residem em uma área onde foi confirmada a presença da bactéria”, informa.

Receptiva, a população aprovou a iniciativa. A recuperadora de crédito, Renata do Nascimento Alves mora ao lado da casa onde o carrapato foi encontrado. “É importantíssimo. Vemos no noticiário que essa doença vem causado até morte, então tem que ser feito sim”, acredita.

Todo esse cuidado é importante, pois a Febre Maculosa é uma doença de rápida evolução e que pode levar à morte. Os sintomas são bem parecidos com uma infecção comum, sendo eles: febre alta, dor no corpo, dor de cabeça, inapetência e desânimo.

Se, por acaso, residir ou visitar uma área em que possam existir foco da doença, tome as seguintes precauções:

– Examine seu corpo cuidadosamente a cada três horas pelo menos, porque o carrapato-estrela transmite a bactéria responsável pela doença só depois de pelo menos quatro horas grudado na pele;

– Use roupas claras porque facilitam enxergar melhor os carrapatos;

– Coloque a barra das calças dentro das meias e calce botas de cano mais alto nas áreas que possam estar infestadas por carrapatos;

– Tenha cuidado ao retirar o carrapato que estiver grudado em sua pele;

– Não se esqueça de que os sintomas iniciais da febre maculosa são semelhantes aos de outras infecções e requerem assistência médica imediata. Esteja atento ao aparecimento dos sintomas comuns a vários tipos de infecção e procure um médico para diagnóstico diferencial.